Sobral no Ceará Terá Planetário em 2012

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (17/11) no site do jornal “Diário do Nordeste” destacando que a cidade cearense de Sobral ganhará um planetário em 2012.

Duda Falcão

REGIONAL

Zona Norte

Sobral Terá Planetário em 2012

Governo do Estado e Prefeitura de Sobral se unem para
executar projeto de instalação de observatório dos astros

Lauriberto Braga
Repórter
Publicado em 17/11/2011

FOTO: LAURIBERTO BRAGA
Obras do planetário somam
investimentos de R$ 5 milhões
Sobral - Esta cidade ganhará um planetário. A promessa é que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2012. As obras começaram há dois anos, mas foram atrapalhadas por uma escolha errada da cúpula, que agora foi corrigida. A primeira colocada não tinha a acústica precisa para as necessidades do equipamento.

O planetário sobralense está sendo erguido na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse e foi apresentado, ontem, aos participantes do XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Sobral. O equipamento comporá com o Observatório Astronômico Henrique Morize e com o Museu do Eclipse, o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências. Contará com equipamentos de projeção de imagens digitais nos mesmos moldes existentes no Centro Dragão do Mar, de Fortaleza, num investimento de R$ 5 milhões.

O novo espaço de observação astronômica será voltado, especialmente, para atender à rede de ensino, em prol de alunos e professores, como também da população interessada. A instalação do planetário prevê uma atuação no binômio turístico-pedagógico. Os seguimentos da cultura, educação e turismo terão um novo espaço capaz de apresentar os mais diversos espetáculos visuais, desde aulas ilustradas sobre todos os temas do currículo escolar, até espetáculos audiovisuais sobre os mais variados temas de interesse da população.

A cidade de Sobral sediou, ontem, o XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). A programação do evento apresentou visita ao futuro planetário de Sobral, ao Museu do Eclipse e ao Observatório Henrique Morize. O evento teve ainda uma programação científica durante todo o dia, nos salões Vênus, Plutão e Saturno, e pátio central do Centro de Convenções de Sobral.

Aconteceram as palestras "O Planetarium - Passado, Presente e Futuro, uma perspectiva pessoal sobre a nossa profissão", com o professor doutor Dave Weinrich, presidente da International Planetarium Society (IPS); "Planetas Extrassolares: a nova Fronteira", com professor doutor Eduardo Janot Pacheco, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP); "Astrobiologia", com a professora Cláudia Lage, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); "A História do Eclipse de 29 de maio de 1919 em Sobral", com o professor doutor Emerson Ferreira de Almeida, do Departamento de Física, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva); e "O Lúdico no Ensino de Astronomia", com a professora doutora Rute Helena Trevisan, do Grupo de Ensino e Pesquisa em Astronomia.

No Encontro de Sobral houve ainda a oficina "Tem ET em seu quintal?", com a professora Maria Elizabeth Zucolotto, do Museu Nacional/Setor de Meteorítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cientista brasileira credenciada pela Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) para identificação de meteoritos. A oficina foi destinada a professores dos ensinos Fundamental e Médio de Sobral.

Painéis

O encontro deu espaços também para as comunicações orais. Foram quatro comunicações orais com duração de 15 minutos para cada apresentação. Os apresentadores foram os professores José Manoel Luís da Silva, do Planetário do Colégio Estadual do Paraná; Amauri José da Luz Pereira, do Planetário do Colégio Estadual do Paraná; Francisco José Mariano da Rocha, do Planetário da Universidade Federal de Santa Maria; e Janer Vilaça, do Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

O Encontro da ABP etapa de Sobral teve apresentação de painéis. Também foram apresentados painéis pelos professores José Manoel Luís da Silva, do Planetário do Colégio Estadual do Paraná; Amauri José da Luz, do Planetário do Colégio Estadual do Paraná; Janer Vilaça, do Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, entre outros.

MAIS INFORMAÇÕES

Associação Brasileira de Planetários (ABP)
Telefone: (85) 3488.8639


Fonte: Site do Jornal Diário do Nordeste - 17/11/2010

Comentário: Mesmo que seja uma obra eleitoreira como normalmente ocorre, tomara que pelo menos seja finalizada e da forma correta, para que assim possa beneficiar toda população da região de Sobral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite