CLBI Lançará Foguete de Treinamento Básico Dia 27/04

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (20/04) no site “www.natalpress.com.br” informando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançará dia 27/04 mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB). Já havíamos anunciado a possibilidade de ocorrer esse lançamento do CLBI agora em abril (veja a nota “Foguete Orion Deverá ser Lançado em Abril do CLBI”).

Duda Falcão

Ciência e Tecnologia

Barreira do Inferno Lança Foguete
de Treinamento Básico

20/04/2011 - 10:44

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançará um foguete através da Operação Camurupim, no próximo dia 27 de abril, às 15h30.

Primeiramente será lançado e rastreado um Foguete de Treinamento Básico (FTB), sem carga útil tecnológica, tendo como finalidade a obtenção de dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes e, ainda, o treinamento operacional do Centro para o lançamento do foguete ORION V4.

O FTB foi desenvolvido com o intuito de garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

A Operação Camurupim objetiva realizar o lançamento do foguete de treinamento ORION V4, equipado com uma carga útil tecnológica desenvolvida pelo DLR (Centro Espacial Alemão), com a finalidade de receber operacionalmente um Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha.

Essa Operação, além de manter a operacionalidade do Centro, promoverá a utilização do Lançador Móvel, de forma independente e autônoma, no Brasil.

A duração do vôo, que compreende da decolagem até o impacto da carga útil no mar, está estimada em 5 minutos, com apogeu (altura máxima) entre 95 e 105 km, com impacto entre 70 e 80 km da costa.


Fonte: Site NatalPress.com - 20/04/2011

Comentário: Na realidade leitor essa primeira operação com o lançamento do foguete FTB será chamada de "Operação Barreira 4"  e a segunda do foguete ORION VO4 de “Operação Camurupim”. Assim sendo, o lançamento do ORION V4 deverá ocorrer no inicio do mês que vêm. Vale lembrar ainda leitor, que esse lançamento do FTB será o primeiro a ser realizado em território brasileiro este ano. Quando estive no inicio deste mês em São José dos Campos para acompanhar “5º SepP&D”, em conversa rápida com o Brig. Kasemodel, o mesmo me disse que o lançamento havia sido cancelado. Na época imaginei que ele estivesse se referindo a essa operação que até então não sabia que seria desmebrada em duas e portando, devido à correria, não indaguei-o sobre qual lançamento ele estava se referindo. Pelo visto não foi esse, e fico a me perguntar: Será que o mesmo estava se referindo a alguma operação prevista para acontecer em breve do CLA? Ou o mesmo estava se referindo ao lançamento do VLS-1 XVT-01 em 2012? Chego a tremer com essa possibilidade, apesar da mesma existir, devido ao corte do orçamento e ao já conhecido desinteresse do governo pelo PEB.

Comentários

  1. Fique tranquilo Duda. Estava me referindo à Operação Camurupim que tinha sido cancelada mas essa situação foi revertida e a operação vai mesmo acontecer.
    Abs,
    Kasemodel

    ResponderExcluir
  2. Uma vez mais Brig. Kasemodel lhe agradeço pela sua atenção e pela informação, que acredito venha deixar todos que acompanham o PEB mais tranquilos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário