CPTEC/INPE Realiza Seminário Sobre Modelo Climático

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (25/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE realiza nesta quarta-feira 27/04 seminário sobre "Modelo Climático".

Duda Falcão

CPTEC/INPE Realiza Seminário
Sobre Modelo Climático

25/04/2011

Nesta quarta-feira (27/4), às 13h30, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Cachoeira Paulista, realiza o seminário “Modelagem acoplada oceano-gelo-atmosfera no CPTEC: breve histórico e desafios”.

Desenvolvido no CPTEC, o Modelo Acoplado Oceano-Atmosfera (CGCM) do INPE é o único modelo global acoplado no Brasil. Utilizado para pesquisa e geração de produtos operacionais de previsão de tempo e clima sazonal, o CGCM se tornou o eixo de desenvolvimento do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global (MBSCG).

O modelo brasileiro MBSCG vem sendo desenvolvido em conjunto por pesquisadores do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, Rede CLIMA e INCT Mudanças Climáticas.

Durante o seminário, ministrado pelo pesquisador Paulo Nobre, será apresentada a evolução do desenvolvimento do modelo acoplado do CPTEC/INPE, os desafios científicos e tecnológicos envolvidos e os resultados da mais recente versão do CGCM, que hoje incorpora a modelagem do gelo e biogeoquímica marinha, assim como a descarga fluvial continental nos oceanos.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial