IEAv Assina Protocolo de Intenções com o Governo Mineiro

Olá leitor!

Segue uma notícia postada ontem (18/04) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto assinou dia 07/04 em São José dos Campos um “Protocolo de Intenções” com o governo mineiro visando iniciar estudos de viabilidade para a instalação de um “Pólo Aeroespacial” no Triângulo Mineiro.

Duda Falcão

Protocolo de Intenções é Firmado pelo
IEAv e Governo de Minas Gerais

18/04/2010

O Exmo Sr Vice-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho e o Sr Diretor do IEAv, Cel Eng Marco Antonio Sala Minucci, assinaram no dia 7 de abril, em São José dos Campos (SP), protocolo de intenções com o intuito de iniciar estudos de viabilidade para a instalação de um Pólo Aeroespacial no Triângulo Mineiro.

Ato solene da assinatura do protocolo de
intenções entre o IEAv e o Governo de MG

Essa parceria em torno de um Pólo Aeronáutico/aeroespacial foi iniciada pelo Exmo Sr Secretário de Ciência e Tecnologia de MG, Narcio Rodrigues, e o engenheiro mecânico-aeronáutico Daniel Marins Carneiro, diretor da empresa AXIS, que está desenvolvendo o projeto AX-2 Tupã, aeronave de seis lugares destinada à aviação civil, empresa mineira, instalada em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.

Participaram da visita ao IEAv, durante a assinatura do protocolo de intenções, o Deputado José Maria, representando a Assembléia Legislativa; o prefeito de Tupaciguara, Alexandre Berquó; o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda e representantes da empresa AXIS Aerospace.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Interessante essa notícia e espero que esse pólo seja realmente aeroespacial e não só direcionado a área aeronáutica, já que abriria uma possibilidade maior de realização de projeto espaciais, pois contaria com recursos também do governo mineiro.

Comentários

  1. Que notícia otima. Sou do Triangulo Mineiro, nascido em uma cidadizinha pequena, Ituiutaba e criado em um centro maior, Uberaba, rival da metropole do triangulo, Uberlândia (um dos polos industriais mineiros que mantem o grupo CTBC/ABC, MARTINS, COCA COLA, JONHSON E JOHNSON, SADIA etc).

    Na cidade de Uberaba, apesar de ser grandinha, o pessoal é de pensamento totalmente atrasado, ao contrário dos progressistas de Uberlândia. Tudo em Uberaba girava em torno de duas coisas: Chico Xavier e o Gado Zebu. Os políticos da região são na maioria fazendeiros e lembro que um prefeito falou que a cidade deveria crescer sim, trazer industrias, mas que condiziam com a situação da região e lembro muito bem do prefeito falar, "não queremos uma fabrica de aviões aqui, pois não é nosso perfil..."

    Então fico feliz, que pelo menos a pequena Tupaciguara, possa montar sua fabrica de aviões e quem sabe no futuro, ajudar o nosso programa espacial. E que se lixe os políticos neanderthais que só querem segurança em suas fazendas de gado...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo, concordo contigo. Espero que essa iniciativa do governo mineiro não seja política e que seus idealizadores estejam realmente querendo desenvolver a região. Vamos torcer que sim e que esse pólo não fique restrito ao desenvolvimento de tecnologia exclusivamente aeronáutica, já que o Programa Espacial Brasileiro precisa de novas frentes.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário