Professor Fala a Folha Papel da UFABC na Missão ASTER

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (26/04) no site da Universidade Federal do ABC (UFABC) destacando que o professor Annibal Hetem explicou ao jornal “Folha de São Paulo” o papel desta universidade na Missão ASTER. Essa matéria da folha já foi postada aqui no blog e o leitor pode revê-la clicando aqui.

Duda Falcão

Professor Explica a Jornal Papel
da UFABC em Missão Espacial

Assessoria de Comunicação e Imprensa
26/04/2011

O professor da UFABC Anníbal Hetem falou ao jornal Folha de S. Paulo sobre o papel da UFABC na missão Aster, que pretende enviar a primeira sonda com tecnologia brasileira a um asteroide em 2015. Os professores pesquisadores da UFABC, em parceria com outras universidades, estão projetando instrumentos de bordo para a aeronave. Segundo Hettem, "os equipamentos já estão desenhados".

A UFABC desenvolverá um altímetro laser, que auxiliará na navegação da sonda e no mapeamento topográfico do alvo, e um espectrômetro, que analisará a radiação infravermelha irradiada pelo asteróide para determinação da sua composição.

O projeto básico prevê a exploração do asteróide 2001-SN263, localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra. Antes do desenvolvimento dos equipamentos, foram realizados workshops entre os responsáveis pelo projeto


Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial