INPE Concorre a Prêmios

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/04) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o INPE está entre os finalistas por indicação popular de dois prêmios na área de sustentabilidade.

Duda Falcão

Especiais

INPE Concorre a Prêmios

28/04/2011

Com estudos que vão desde o desflorestamento de nossas matas até as origens do Universo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está prestes a completar 50 anos cada vez mais reconhecido pela sociedade. Prova disso é estar entre os finalistas, por indicação popular, de dois prêmios na área de sustentabilidade.

Um deles é o GreenBest, no qual o INPE concorre na categoria “Iniciativas Governamentais”. Após votação que escolheu o “TOP3” em diversas categorias, o INPE está entre os três finalistas devido ao inédito acordo de cooperação para a capacitação técnica internacional no monitoramento de florestas por satélites.

Baseado no monitoramento que realiza na Amazônia há mais de 20 anos, este acordo resulta na capacitação no uso de imagens de satélites gratuitas, como as do satélite sino-brasileiro CBERS, e de softwares livres, estes também desenvolvidos pelo INPE, para o monitoramento regular de florestas tropicais em todo o mundo. Monitorar florestas e estudar sua evolução são apostas estratégicas no combate às mudanças climáticas.

Primeiro prêmio de consumo e iniciativas sustentáveis de abrangência nacional, o GreenBest elege as melhores iniciativas, atuações, projetos e produtos ligados à prática da sustentabilidade. No total serão premiadas 16 categorias, como personalidade, ONGs, materiais inovadores, entre outras. Cada categoria terá dois vencedores, um escolhido por júri de especialistas e o outro pelo público. Para votar, acesse http://greenbest.greenvana.com/top3/governo/

A votação encerra-se no dia 4 de maio às 23h59. O resultado será revelado em 17 de maio, pelo site do GreenBest.

Prêmio MundoGEO#Connect

Também por indicação dos internautas, o INPE concorre ainda ao Prêmio MundoGEO#Connect na categoria “Instituição de Ensino e/ou Pesquisa de Maior Destaque”. O diretor do INPE, Gilberto Câmara, concorre na categoria “Personalidade do Setor de Geotecnologia”.

A premiação interativa elege as melhores instituições, empresas e profissionais que, por sua atuação inovadora, fazem o mercado geoespacial crescer de forma sustentável. Os vencedores serão escolhidos pelos internautas por meio da página: http://mundogeoconnect.com/premio/votacao-na-segunda-fase

O prêmio é uma iniciativa do Portal MundoGEO, que no início do ano chamou a comunidade de geotecnologia a indicar por votação online os cinco finalistas de cada categoria. Agora está reaberta a votação para a segunda e última fase. O resultado será divulgado no dia 15 de junho.

Cinquentenário

Criado em 3 de agosto de 1961, o INPE é hoje referência em Sensoriamento Remoto, Meteorologia, Ciências Espaciais e Atmosféricas, Engenharia e Tecnologia Espacial e Ciência do Sistema Terrestre. Como executor dos projetos do Programa Espacial Brasileiro, o INPE tem sido também um importante vetor de modernização da indústria aeroespacial, cujo desempenho vem proporcionando ao País lugar de destaque no cenário internacional.

O INPE presta serviços operacionais e singulares de previsão do tempo e clima, monitoramento do desmatamento da Amazônia Legal, rastreio e controle de satélites, medidas de queimadas, raios e poluição do ar, além de realizar testes e ensaios industriais de alta qualidade.

Para que o cidadão usufrua dos benefícios do contínuo desenvolvimento do setor espacial, o INPE aposta na construção de satélites para produção de dados sobre o planeta Terra e no desenvolvimento de pesquisas que transformem estes dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade brasileira e para o mundo.


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial