IAE Faz Treinamentos Específicos na Área de Segurança

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (27/04) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) destacando a Coordenadoria de Segurança (DIR-CS) deste instituto deu início, na primeira quinzena de abril, a uma série de treinamentos específicos na área de segurança.

Duda Falcão

IAE Realiza Treinamentos Específicos
na Área de Segurança

Campo Montenegro, 27/04/2011

A Coordenadoria de Segurança (DIR-CS) do IAE deu início, na primeira quinzena de abril, a uma série de atividades para dar continuidade à Doutrina de Segurança adotada pelo instituto e promover a educação na área de todo o efetivo.

Dentro da Política de Segurança estão previstas palestras sobre assuntos relacionados a situações de risco real – como incêndios e intoxicação por gases -, emergências médicas e formação de brigadas, a serem ministradas nas diferentes divisões do instituto. Os treinamentos tiveram início no dia 12 de abril, com a palestra sobre “Ofidismo” na Usina Coronel Abner (UCA).

No treinamento realizado na UCA, todos os servidores, militares e funcionários que trabalham no local participaram das orientações ministradas pelo chefe do grupo SAR-IAE e especialista no assunto, Tenente Francisco Antonio de Amorim.

Além de orientações sobre os procedimentos a se adotar em caso de acidente com animais peçonhentos - como serpentes, escorpiões, aranhas e lagartas - os participantes receberam informações sobre as características desses animais e os sintomas mais comuns sentidos pelas vítimas, em um trabalho que visou à total transparência das informações e orientações em caso de dúvidas.

Amorim orientou o público a não recorrer a alternativas caseiras em caso de ocorrências com esses animais. “Neste caso, a emergência deve ser imediatamente acionada e a vítima transferida para um hospital”, declara Amorim.

No dia 13 de abril, como parte da programação da DIR-CS, foi realizado o primeiro treinamento de evacuação predial e rota de fuga, em uma simulação que envolveu todos os integrantes da usina - um trabalho que deverá atender a todas as divisões do IAE no decorrer do ano durante períodos quinzenais até o quarto trimestre de 2011, quando da realização de uma simulação geral com todo o efetivo.

A conscientização de segurança também envolveu funcionários das empresas terceirizadas que atuam na limpeza e organização do instituto, como a responsável pela poda de árvores. No dia 12 de abril, esse público formado de 64 pessoas conheceu e recebeu instruções sobre os seus direitos e responsabilidades nos serviços prestados ao instituto, com especial atenção aos cuidados a tomar na circulação interna. Essas palestras acontecem todas as terças e quintas-feiras com o objetivo de padronizar as informações e os procedimentos.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes