Docentes da UFRPE Recerão Premiação em Bezerros (PE)

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (23/04) no portal da "Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-PE)" destacando que dois docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) serão agraciados com a "Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho" dia 27/04 em Bezerros (PE).

Duda Falcão

Professores da UFRPE Recebem
Homenagem por Contribuição ao
Desenvolvimento da Ciência

Portal da UFRPE de 19.04.2011 e
Professor Marcos Luna do NTA
23/04/2011

Dois docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) serão agraciados com a Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho, que visa homenagear quem faz e divulga ciência e tecnologia no Brasil e contribui para o seu desenvolvimento. Recebem a homenagem o professor Fábio Hazin, diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura (Depaq), e o professor José Antonio Aleixo da Silva, do Departamento de Ciência Florestal, que também é secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho

A Comenda foi instituída em 2007, no Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) pelo Prof. Marcos Luna, tendo como finalidade ser entregue de quatro em quatro anos a pessoas e instituições que fazem Ciência e Tecnologia, ajudam a Ciência e Tecnologia ou divulgam a Ciência e Tecnologia no Brasil.

A distinção tem como nome Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho, um grande cientista da NASA, pernambucano natural de Bezerros.

A entrega do Comenda tem como ponto de destaque a presença sempre constante da cientista brasileira da NASA, mundialmente premida, a Drª Rosaly Lopes Cientista-Chefe e Supervisora do Grupo de Geofísica e Geologia Planetária do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. Ela é a única brasileira a conquistar até hoje (2005), a conceituada "Medalha Carl Sagan" da prestigiada Sociedade Astronômica Americana, Dr Rosaly é conhecida como a maior Vulcanologista do planeta Terra, e de sistemas de vulcões em outros planetas (http://science.jpl.nasa.gov/people/Lopes/).

Drª Rosaly Lopes é madrinha dos trabalhos tecnológicos do NTA, itinerantes nas escolas de Pernambuco e Nordeste e como ex-aluna de escola pública é um exemplo vivo que alunos de escolas públicas podem também chegar a ser um cientista ou uma cientista.

Neste sentido, o NTA com ajuda da Drª Rosaly Lopes vem realizando um trabalho nas escolas desde 2005, fazendo ciência, tecnologia e incentivando aos alunos a seguirem a carreira tecnológica.

Saiba quem foi o Dr. Samuel Cunha Filho

Nascido em Bezerros/PE, em 21 de janeiro de 1931, filho de Samuel Domingos da Cunha e Adélia de Miranda Cunha, o Dr. Samuel Cunha Filho fez seus estudos primários em sua terra natal.

Posteriormente, de 1941 até 1946, estudou no Colégio Marista do Recife. Em agosto de 1946, com 15 anos de idade, viajou para a Califórnia realizando assim seu sonho de estudar nos Estados Unidos.

De 1946 até 1948 estudou inglês na Escola Preparatória da Universidade de Vila Nova na Califórnia.

Em 1947 ingressou na Universidade de Loyola (dos Jesuítas), onde graduou-se em 1951, com especialização em Engenharia Civil.

Em 21 de junho de 1952, casou-se com a norte americana Kathleen Flaherty, descendente de irlandeses, com quem passou quarenta e cinco anos casado e teve seis filhos, que lhes deram oito netos e um bisneto.

Mudou-se para o Recife em 1953. De 1953 até 1955 foi Gerente Assistente de Operações da ESSO (Standard Oil Company of Brazil), regressando aos Estados Unidos em 1955.

De 1955 até 1961, foi Coordenador da Fábrica Chrysler Corporation, em Los Angeles, Califórnia.

Em 1961, ingressou na Atonics International (indústria nuclear e aeroespacial) onde permaneceu até 1982. Foi coordenador do projeto para construção de usinas nucleares (projetos secretos) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Trabalhou para NASA, no desenvolvimento e construção do reator atômico destinado ao fornecimento de energia elétrica para a espaçonave Apollo 11, lançada em 16 de julho e na produção do combustível nuclear, para propulsão do módulo lunar EAGLE que pousou na lua em 20 de julho de 1969, sendo condecorado pela NASA pelo sucesso da missão do homem na lua.

Trabalhou na Missão Apollo 13 que se tornou crítica em 13 de abril de 1970 sendo um dos responsáveis pelo retorno à terra, em segurança, dos astronautas James A. Lovell Jr., John L. Swgert e Fred W. Haise Jr. Fato ocorrido em 17 de abril de 1970.

De 1982 até 1999 trabalhou também como Gerente de Projeto da Divisão de Aeronáutica da Rockwel na construção do bombardeiro B1-B da Força Aérea dos Estados Unidos, para o programa de defesa Guerra nas Estrelas do presidente Ronald Reagan.

Trabalhou nos programas da nave espacial Chalenger e no SR-71 Blackbord, um avião de reconhecimento estratégico e de longo alcance, capaz de voar com velocidade de 3,2 vezes a velocidade do som e altura de 85.000 pés. Aposentou-se pela Boeing Corporation.

Seus excelentes trabalhos continuam servindo ao povo dos Estados Unidos dentro e fora do país, com aviões estratégicos e tecnologias de defesa para os dias atuais.

Em 22 de janeiro de 2003, já viúvo e aposentado voltou a residir no Recife e em 22 de fevereiro de 2003, voltou à sua terrinha “Bezerros City” (como carinhosamente chamava), para ser homenageado.

O Dr. Samuel Cunha Filho faleceu em 17 de abril de 2007.


Fonte: Portal da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progesso da Ciêncai (SBPC-PE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial