UNIVAP Desenvolve Dois Motores-Foguetes Líquidos
Olá leitor!
Conheça abaixo a equipe de alunos do curso de “Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)” da UNIVAP, que está desenvolvendo dois pequenos motores-foguetes líquidos, ou seja, o “RE-50” de 50 kgf e o “RE-200” de 200 kgf de empuxo respectivamente.
O Prof. MSc. Moacir Sousa Prado, o
Eng. Rene Nardi e os alunos da equipe
O curso está sendo realizado sob a orientação do Eng. Rene Nardi da empresa INOTECH e devido ao alto grau de complexidade dos sistemas, a construção do motor maior (RE-200), conta com o apoio da UTEC, que é uma empresa de São José dos Campos, especializada em usinagem aeroespacial.
A peça construída na empresa UTEC em São José dos Campos
Já a o motor menor (RE-50) foi totalmente construído nas oficinas da universidade, no Campus Urbanova. Este motor está no momento em fase de preparação para testes no solo.
Vista, em cortes, do motor RE-50
Segundo o Pró-Reitor de Integração Universidade-Sociedade, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, responsável pela elaboração e aceitação de parcerias e convênios na instituição, “estuda-se a possibilidade de futuramente construir bancadas de testes de solo para a injetora de propelentes e para o motor completo”.
Fazem parte da equipe, os estudantes, Atalita Anacleto Zonzini, Victor Alves Barros Galvão, Luth Silva Ramos, Marco Aurélio Barros Fortes, Alex Gabriel Siqueira e Éder Monteoliva.
Os trabalhos desenvolvidos neste projeto são supervisionados pelo coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço (FEAU), Prof. MSc. Moacir Sousa Prado.
Duda Falcão
Fonte: Com informações do site da UNIVAP
Olá ,hoje estava ouvindo jornal da manhã da Jovem Pan e pela primeira vez vi um meio de comunicação importante falando sobre o projeto ASTER , fui procurar na internet pra ver se tinha alguma novidade mas continua a mesma novela ,ou seja sem recursos garantidos .
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/ciencia/904070-brasil-quer-enviar-sua-primeira-sonda-a-asteroide-em-2015.shtml
Valeu André pela dica.
ResponderExcluirAbs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
De qualquer forma, ótima noticia essa da UNIVAP desenvolvendo dois tipos de foguetes líquidos!
ResponderExcluirPra frente é que se anda...
Também penso assim Antônio, e espero que realmente esse projeto vá a frente.
ResponderExcluirAbs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Adorei participar desse projeto.
ResponderExcluir