IAG Adquire Supercomputador para Pesquisas Sofisticadas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/04) no site da Universidade de São Paulo (USP) destacando que o “Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP” adquiriu um novo supercomputador para pesquisas mais sofisticadas em Astronomia.

Duda Falcão

Tecnologia

IAG Adquire Supercomputador
para Pesquisas Sofisticadas

Agência USP
27/04/2011

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP adquiriu um novo cluster de alto desempenho para pesquisas mais sofisticadas em Astronomia. O Altix ICE 8400, da empresa SGI, tem desempenho superior aos equipamentos existentes atualmente no Instituto. Segundo o professor Alex Carciofi, do Departamento de Astronomia do IAG, a capacidade de processamento é equivalente à de 3 mil computadores pessoais.

Computadores de alto desempenho são essenciais para a pesquisa na área da Astronomia, executando complexas simulações numéricas e analisando grandes volumes de dados de observações. A sala do IAG que receberá o equipamento passará por reformas, preparando sua rede elétrica e sistema de refrigeração. A previsão é de que o Altix ICE 8400 entre em funcionamento no mês de maio.

O cluster teve custo de US$ 560 mil, com verba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e será utilizado pelo Departamento de Astronomia do IAG e pelo Núcleo de Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-4650


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial