FAPEMA Promove o WEA 2010 em São Luís - MA


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia mais completa esta postada dia (04/03) no site da "Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)" destacando a realização do “I Workshop Sobre Engenharia Aeroespacial”.

Duda Falcão

FAPEMA Promove I Workshop Sobre
Engenharia Aeroespacial no Estado

Qui, 04 de Março de 2010 - 17:46
Núcleo de Difusão Científica


São Luís sedia entre os dias 11 e 12 deste mês, a primeira edição do Workshop em Engenharia Aeroespacial (WEA/2010). O evento é resultado de um convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e será realizado por meio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Coordenador geral do evento, o professor Areolino Neto, da UFMA, afirma que a iniciativa vai permitir que profissionais, professores, pesquisadores e estudantes das áreas tecnológicas e das engenharias atualizem seus conhecimentos sobre engenharia aeroespacial. Para tanto, a programação do evento trará mini-cursos e palestras técnicas sobre o tema.

O workshop acontece no Quality Grand São Luis Hotel, Centro, e os professores e pesquisadores participantes poderão, conforme afinidades, elaborar projetos de pesquisa em conjunto e, futuramente, submetê-los aos editais do CNPq, FINEP, Capes e FAPEMA.

O WEA 2010 terá duas etapas: a de São Luís (MA), e uma segunda em São José dos Campos (SP), com a realização de um treinamento no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para alunos da UEMA, UFMA e IFMA selecionados durante o workshop na capital maranhense.

Para participar da seleção que conduzirá os estudantes ao curso no ITA, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado nos cursos de engenharia, computação e física da UFMA, UEMA ou IFMA e comprove que concluiu todas as disciplinas do 3º período. O curso terá carga horária de 30h, sendo 27h de aula presencial, e 3h de visitas ao Instituto de Aeronáutica e Espaço do CTA. O treinamento será ministrado para no máximo 15 alunos, sendo até cinco de cada instituição.

Os interessados em participar do workshop deverão preencher o formulário de inscrição on line, no endereço http://www.wea2010.org/inscricao.php. Os inscritos receberão e-mails de confirmação da inscrição e instruções de como proceder para a doação de 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal.


Fonte: Site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)

Comentário: Esta notícia que é mais completa do que a matéria anterior do jornal “A Tarde” estranhamente também não cita o “Instituto de Tecnologia Espacial do Maranhão (ITEMA)” que a época de seu lançamento em 2005 foi divulgado como sendo a grande contribuição do Maranhão para o Programa Espacial Brasileiro. O que terá havido com o ITEMA? Será que algum jornalista maranhense poderia responder a esta pergunta do blog?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite