FAPEMA Realiza Workshop Sobre Engenharia Aeroespacial


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada no jornal “A Tarde” de São Luís dos dias 07 e 08/03 destacando que a "Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)" ira realizar dias 11 e 12/03, em São Luís, o “I Workshop Sobre Engenharia Aeroespacial”.

Duda Falcão

FAPEMA Realiza Workshop Sobre Engenharia Aeroespacial

Jornal “A Tarde”
07 e 08/03/2010


Está previsto para sair, este mês, a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a construção do Sítio de Lançamento de Alcântara. O centro possibilitará ao Brasil a entrada na disputa do mercado mundial de lançamento de foguetes e satélites.

A tecnologia aeroespacial é considerada uma das áreas mais promissoras do país. Não por acaso, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), está fomentando as discussões nesta área com objetivo de formar recursos humanos que possam contribuir para o Programa Espacial Brasileiro. Uma das ações vai acontecer quinta-feira, dia 11, em São Luís. Será o I Workshop Sobre Engenharia Aeroespacial, resultado de um convênio entre a FAPEMA e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O Evento vai discutir os grandes desafios da engenharia aeroespacial no Brasil para o período de 2010 a 2016. A abertura será às 8h com o credenciamento dos participantes.

O workshop conta com a parceria das universidades Estadual e Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Academia Maranhense de Ciências. Será realizado até sexta-feira, dia 12, no Quality Grand São Luís Hotel.

A iniciativa vai permitir que profissionais de diversas áreas, professores, pesquisadores e estudantes das áreas de engenharia e tecnológicas, em particular aqueles envolvidos de alguma forma com engenharia aeroespacial, atualizem seus conhecimentos, ao entrar em contato com novos conceitos e tecnologias.


Fonte: Jornal “A Tarde” de São Luís - 07 e 08/03/2010

Comentário: Boa iniciativa da FAPEMA e eventos como esse tem de ser incentivados por todo o país, visando acelerar o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. No entanto, é de se estranhar que o “I Workshop Sobre Engenharia Aeroespacial” do Maranhão não conte (pelo menos a nota não cita) com a participação do “Instituto de Tecnologia Espacial do Maranhão (ITEMA)”, que segundo foi divulgado é coordenado pela própria FAPEMA. O blog agradece ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio da matéria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022