AEB e Roscosmos Promovem Evento em São Paulo em Abril


Olá leitor!

Como o blog já havia divulgado (veja a nota GLONASS Realiza Encontro Empresarial em Abril), a AEB e a Agência Espacial da Federação da Rússia (Roscosmos) irão realizar em São Paulo dia 06 abril um evento relacionado com o "Global Navigation Satellite System (GLONASS)". Abaixo segue uma chamada postada ontem (16/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sobre este evento.

Duda Falcão

AEB e Agência Rússia Promovem
Encontro Empresarial em São Paulo

16/03/2010 - 09:37

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) e a Agência Espacial da Federação da Rússia (Roscosmos) promovem, no dia 6 de abril, no Instituto de Engenharia, em São Paulo (SP), o Encontro Empresarial sobre o Global Navigation Satellite System (GLONASS). O evento, com início às 10h, visa a apresentar a empresários possibilidades de cooperação na produção e comercialização de receptores GNSS e em serviços de monitoramento e rastreamento de veículos.

O encontro é dividido em duas partes. A primeira, pela manhã, é composta de apresentações sobre a situação atual e as prospectivas do sistema GLONASS e das oportunidades de cooperação. À tarde, as empresas interessadas se reúnem. São esperadas cerca de 50 pessoas. As apresentações terão tradução simultânea.

Segundo o coordenador técnico-científico da Agência, Raimundo Mussi, o encontro é parte do Programa de Cooperação no Campo da Utilização e Desenvolvimento do Sistema Russo de Navegação Global por Satélite entre a AEB e a Roscosmos, assinado em 26 de novembro de 2008. “Um dos itens do acordo consiste em promover contatos entre instituições e indústrias do setor espacial”, explica.

Esse Programa tem, entre outras, as seguintes linhas de atuação: operacional, compreendendo, inclusive, a possibilidade de instalação de uma estação de monitoramento do Glonass no território nacional; cooperação científica, com a realização de projetos conjuntos de pesquisa e empresarial, por meio da produção e comercialização de receptores GNSS e na utilização desses sistemas no monitoramento e rastreio de veículos.

A cooperação com a Roscosmos sobre o GLONASS trará ao Brasil aprimoramento tecnológico no conhecimento e gerenciamento de sistemas GNSS, a realização de projetos de pesquisa nos temas de interesse e a possibilidade de empreendimentos em parceira. O Glonass é o sistema russo de posicionamento global, equivalente ao norte-americano GPS e ao europeu, Galileo. O sistema tem 24 satélites posicionados em três órbitas. A previsão é que o sistema fique pronto no final de 2012.

Serviço:

Data: 6 de abril
Horário: das 10h às 13h e das 15h às 18h
Local: Instituto de Engenharia - Av. Dante Pazzane, 120 - Vila Mariana - São Paulo (SP)
Informações: (61) 3411-5695 (61) 3411-5695
Inscrição gratuita: geonsat@aeb.gov.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários