Conheça o Espaço


Olá leitor!

Segue uma notícia postada dia (25/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgando que o personagem infantil “COSMINHO” criado pela agência espacial começa agora mais uma missão brasileira no espaço.

Duda Falcão

Conheça o Espaço

Folhinha da Região
25-03-2010


Atenção tripulantes da nave espacial: começa agora mais uma missão brasileira no espaço. O astronauta responsável por esta aventura é o Cosminho, personagem infantil criado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Desde 2008, este pequeno aventureiro das estrelas ajuda crianças de todo o País a compreender os mistérios do universo. Cosminho é um garoto sonhador. O coronel-aviador Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir ao espaço, foi à fonte de inspiração deste personagem. Ambos tiveram uma origem simples, estudaram bastante e conseguiram superar seus desafios.

A Folhinha da Região entrevistou o Cosminho para saber mais sobre ele e a rotina de um astronauta. O explorador espacial conta que vive numa nave em órbita no planeta Terra. Suas matérias preferidas na escola são Física e Matemática. Nas horas de descanso, Cosminho assiste a filmes de ficção científica, ação e documentários, além de construir foguetes e satélites. O herói do personagem é o aviador brasileiro Santos Dumont, primeiro homem a pilotar uma máquina mais pesada que o ar.

PROFISSÃO

Cosminho explica que a vida de um astronauta se divide entre missões terrestres e no espaço. Participar de treinamentos e motivar os jovens para o programa espacial são alguns dos trabalhos deste profissional. No espaço, são feitos experimentos, como manutenção de importantes equipamentos, como estações espaciais e satélites. O pequeno explorador tem algumas dicas para quem quer virar astronauta, como estudar bastante, cuidar da saúde e sempre fazer coisas boas para todas as pessoas. “Todo sonho é possível. Basta ter disciplina e se dedicar aos estudos”, afirma.

Cosminho explica que o Programa Espacial Brasileiro usa satélites e foguetes para ajudar o Brasil a conhecer seu próprio território, verificando plantações, cidades, florestas e águas. O objetivo é proteger e utilizar os recursos sem destruir a natureza e, assim, melhorar a vida dos cidadãos. Para fazer perguntas ao Cosminho, as crianças podem acessar a página virtual da AEB (http://www.aeb.gov.br) e clicar na figura do personagem. Após escrever a mensagem, é preciso deixar o nome e um e-mail de contato para o astronauta responder.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Iniciativas como esta da AEB são de suma importância para aproximar nossas crianças da educação moderna necessária para a futura sociedade que se avizinha. O mundo caminha para o espaço e precisamos preparar desde agora os futuros profissionais brasileiros para este novo mundo. Educação para todos centrada em ciência e tecnologia, não é um luxo de países do primeiro mundo é sim uma necessidade extrema para qualquer nação que visualize se destacar futuramente nesta nova sociedade humana. Parabéns a AEB.

Comentários

  1. Iniciativa apoida. Parabens para a AEB, as crianças ainda são nosso futuro. O retorno investido em educação é sempre termos um futuro melhor. Pode demorar, mas é necessário. Um dia não precisaremos ter mais FEBEMS ou CASA DO MENOR, pois antingiremos o estágio avançado educacional e o futuro da nação está garantido. Mas enquanto não chegarmos lá...

    ResponderExcluir
  2. É Verdade Ricardo,

    Educação para todos em todos os níveis é a grande solução para o desenvolvimento deste país.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)
    http://brazilianspace.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial