AEB Designa Membros para Comitê do Programa GPM-Br


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (03/03) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC destacando que a "Agência Espacial Brasileira (AEB)" designou novos membros para o “Comitê de Coordenação do Programa Internacional de Medidas e Precipitação (GPM-Br)”.

Duda Falcão

Agência Espacial Designa Membros de
Comitê para Programa de Chuvas

03/03/2010

Núcleo Brasileiro do Programa Internacional de Medidas de Precipitação (GPM-Br) tem novos membros de seu Comitê de Coordenação designados pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O GPM é um programa desenvolvido pela Nasa (agência espacial norte-americana) e pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e aberto à participação internacional, por meio de agências espaciais e meteorológicas. O objetivo é monitorar globalmente, por meio de satélites, as precipitações na atmosfera. O GPM sucede o Tropical Rainfall Measurement Mission (TRMM), ampliando sua abrangência e aprimorando a resolução temporal oferecida.

Desde 2004, a AEB coordena a participação brasileira no programa. O GPM-Br tem como objetivo coordenar a atuação de instituições brasileiras no GPM e estimular o uso dos dados disponibilizados. Sua estrutura é formada por um Comitê de Coordenação, uma Gerência, Instituições Participantes, Assessores e Usuários. O GPM-Br é constituído de representantes de diversas instituições de pesquisa atuantes na área, para assessorar a AEB na consolidação das atividades pertinentes à participação brasileira na missão.

Além de designar novos membros para o Comitê de Coordenação do GPM-Br, portaria publicada pela AEB no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 3, nomeou como gerente do programa Carlos Eduardo Quintanilha Vaz de Oliveira, chefe de Divisão da agência espacial, tendo como substituta Gisele Imbuzeiro Camargo. Veja a nova composição do Comitê de Coordenação:

Representantes da AEB: Thyrso Villela Neto, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, titular; e Celso Deusdeti Costa, Coordenador de Satélites e Aplicações, suplente.

Representantes do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): Luis Augusto Toledo Machado, titular; e Carlos Frederico de Angelis, suplente.

Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa): Eduardo Delgado Assad, titular; e Edson Sano, suplente.

Representantes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP): Carlos Augusto Morales Rodriguez, titular; e Augusto José Pereira Filho, suplente.

Representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): Alaor Moacyr Dall'Antonia Junior, titular; e Kleber Renato Ataíde, suplente.

Representantes da Agência Nacional de Águas (ANA): Dalvino Troccoli Franca, titular; e Valdemar Santos Guimarães, suplente.


Fonte: Site do Jornal da Ciência da SBPC

Comentários