Mais Sobre o Exoplaneta Descoberto Pelo Satélite CoRoT


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia mais esclarecedora postada dia (17/03) no site da “Agência USP” destacando a descoberta pelo satélite CoRoT do planeta que é similar a Júpiter.

Duda Falcão

Satélite CoRoT Descobre Planeta Similar a Júpiter

Por: Da Redação - agenusp@usp.br
17/03/2010 - Editoria: Ciências

Cientistas que integram a equipe do satélite CoRoT acabam de anunciar a descoberta de um planeta do tamanho de Júpiter (que possui cerca de 300 vezes a massa da Terra). Denominado CoRoT-9b, o exoplaneta está bem próximo de uma estrela similar ao Sol, na constelação Serpens Cauda, distante cerca de 1.500 anos-luz da Terra. O projeto do satélite CoRoT é uma parceria internacional com participação de laboratórios franceses e de mais seis países europeus e do Brasil.

CoRoT identificou o planeta após 150 dias de
observações durante o verão de 2008

De acordo com o professor Sylvio Ferraz-Mello, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, os cálculos realizados até o momento apontam que a temperatura do CoRoT-9b varia de 20 graus negativos a 150 graus positivos. “Nessas temperaturas pode até existir água no estado líquido”, avalia o pesquisador, que integra a equipe de mais de 60 cientistas que atuam no satélite.

Ferraz-Melo conta que as observações tiveram início em 2008. “Na verdade, o CoRoT-9b foi descoberto há cerca de dois anos, mas somente agora é que ele foi anunciado”, conta. As informações sobre a temperatura e a forma do novo exoplaneta foram obtidas por medidas espectrográficas feitas a partir de um observatório no Chile. O trabalho no IAG, de acordo com o professor, envolve duas frentes de estudos: o tratamento das observações feitas no Chile, que permite obter medidas espectrográficas que determinam a massa do planeta, por exemplo, e o estudo dos fenômenos das marés nos planetas, que afetam sua rotação. “O CoRoT-9b não é completamente esférico. Ele é levemente ovalado”, observa o cientista, destacando que o planeta que acaba de ser anunciado demonstra um grande potencial para futuros estudos de suas características físicas e atmosféricas.

O satélite CoRoT identificou o planeta após 150 dias de observações durante o verão de 2008. Os parâmetros do planeta foram verificados no ano passado com o IAC-80 telescópio no Observatório do Teide, em Tenerife, e com outros telescópios, enquanto que as observações com o instrumento HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher) no telescópio de 3,6 metros do ESO no Chile, medido a sua massa, e confirmou estabelecido que CoRoT-9b é de fato um exoplaneta.

O satélite CoRoT é um projeto internacional que envolve pesquisadores da França, Áustria, Bélgica, Brasil, Alemanha e Espanha. O Observatório Europeu Austral tem a participação de 14 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O anúncio da descoberta acaba de ser publicado na Revista Nature.

Mais Informações:

Emails: janot@astro.iag.usp.br, com Eduardo Janot Pacheco ou sylvio@astro.iag.usp.br, com Sylvio Ferraz Mello.

Sites: http://www.eso.org/public/, do Observatório Europeu Austral, e http://corot.oamp.fr/index.html, do Satélite CoRoT.


Fonte: Site da Agência USP

Comentário: Um grande feito para a astronomia do país confirmando o acerto do Brasil quando se decidiu por participar deste projeto internacional. O CoRoT que teve recentemente a sua vida útil prorrogada para 2012, certamente será responsável pela descoberta de outros exoplanetas (isso se já não descobriu e se está esperando o momento certo para se divulgar, justamente como foi feito no caso do CoRoT-9b) e quem sabe até mesmo algum parecido com a Terra.

Comentários