IAE Realiza Revisão Crítica da Rede Elétrica da SARA


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (24/03) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto e a empresa Mectron Engenharia realizaram dia 19/03 a revisão crítica da rede elétrica do Projeto SARA.

Duda Falcão

IAE Realiza Revisão Crítica da Rede Elétrica do Projeto SARA

24/03/2010

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a empresa Mectron - Engenharia, Indústria e Comércio S.A, realizaram no dia 19 de março a Revisão Crítica de Projeto (CDR) do Subsistema de Redes Elétricas do Sara Suborbital.

A Rede Elétrica do Sara Suborbital comandará o veículo de sondagem VS-40 e poderá ser recuperada e reutilizada depois do vôo, após a necessária avaliação e manutenção de seus componentes.

O diretor da Mectron, engenheiro Carlos Alberto, após uma apresentação sobre o tema ao grupo de revisão, realizou uma demonstração do Modelo de Engenharia das Redes Elétricas nos laboratórios da empresa.

O grupo de revisão, que é presidido pela Chefe da Divisão de Eletrônica (AEL) do IAE, engenheira Mara Lucia Storino Teodoro da Silva, especialistas da AEL e doutores da Embraer, avaliou os temas que culminarão com a elaboração de Relatórios de Itens de Discrepâncias (RIDs).

A qualidade de uma revisão de projeto se mede pela qualidade e quantidade das RIDs emitidas pela Comissão de Revisão. “Sob este aspecto, a revisão foi um sucesso, pois os membros da comissão fizeram uma profunda avaliação das soluções apresentadas e identificaram potenciais discrepâncias que poderiam acarretar dificuldades futuras”, como explica o gerente do projeto Sara, Dr. Luis Eduardo Loures.

Os próximos passos no desenvolvimento das Redes Elétricas envolvem um importante ensaio de qualificação funcional. “As Redes serão agora testadas funcionalmente na mesa de mancal a ar de um eixo, situada no Laboratório de Propriedades de Massa do IAE”, informa Loures.

O engenheiro do IAE esclarece ainda que, a partir dessa etapa, “o grupo poderá estudar a montagem e a integração do subsistema, além de testar as principais funcionalidades em conjunto, como o funcionamento do sistema de controle acoplado aos atuadores de gás frio”.

Pretende-se, já durante o processo de desenvolvimento, realizar a industrialização das redes elétricas do Sara Suborbital, de modo a garantir com que as soluções de projeto estejam compatíveis com o parque industrial nacional.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Boa notícia sobre este importante projeto SARA do PEB, mas lamento que a notícia do IAE não tenha feito uma nova previsão para o lançamento da SARA Suborbital, já que pelo cronograma de lançamento apresentado pelo Cel. Ricardo Rodrigues Rangel (diretor do CLA) a previsão anterior de lançamento para o final de 2010 infelizmente não mais se realizará, ou seja, mais atrasos neste importante projeto espacial brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022