Astronautas na ISS Flagram Cometa Com Cauda Extremamente Brilhante

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (06/07) no site do “Olhar Digital” destacando que Astronautas na Estação espacial Internacional (ISS) flagraram Cometa com cauda extremamente brilhante.

Duda Falcão 

CIÊNCIA E ESPAÇO

Astronautas na ISS Flagram Cometa Com Cauda Extremamente Brilhante

Luz intensa de NEOWISE ofuscou outros cometas que viajavam pela atmosfera terrestre 

Por Nina Gattis
Editado por Daniel Junqueira
Olhar Digital
Fonte: Space.com
06/07/2020 - 20h55


Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) capturaram neste sábado (4) o momento em que um cometa deu um show de luzes acima da atmosfera da Terra.

Chamado de NEOWISE - ou C/2020 F3 -, o cometa apareceu pela primeira vez em março deste ano, mas ainda não era tão visível no céu. Na época, os astronautas não sabiam que isso mudaria, contudo, com o passar do tempo, o brilho do cometa foi ficando cada vez mais intenso, a ponto de ofuscar a luz de outros dois cometas mais recentes.

Bob Behnken, um dos astronautas da Nasa enviados ao espaço a bordo da nave Crew Dragon, da SpaceX, tuitou as fotos que registrou no último sábado (4). "Os fogos de artifício de ontem à noite, de verdade", escreveu Behnken, em alusão ao festival de fogos que encheu o céu dos Estados Unidos no mesmo dia, em comemoração à independência do país.


Além de Behnken, o astronauta russo Ivan Vagner, um de seus colegas na ISS, também fotografou o cometa viajando sobre a atmosfera azul da Terra. Vagner comentou particularmente sobre a parte que mais chama a atenção em NEOWISE: sua cauda extremamente brilhante se comparada ao rastro deixado por seus primos rochosos, os asteroides.


Como cometas são formados por gelo, o brilho tende a ser mais intenso do que em asteroides, visto que o gelo é derretido e se transforma em gás enquanto viaja pelo céu a centenas de milhares de quilômetros por hora.

No momento, é necessário ao menos um binóculo para observar NEOWISE no céu. Os astronautas ainda não sabem se o cometa vai ficar tão brilhante visto da Terra quanto está visto da ISS.

O melhor momento para a observação deve ser no dia 22 de julho, quando NEOWISE fará sua maior aproximação da Terra. Pode ser que neste dia o cometa e sua brilhante cauda fiquem visíveis a olho nu.

Behnken e Vagner ficarão na ISS tempo o suficiente para presenciar essa aproximação vista do espaço, já que que Behnken e Doug Hurley, seu colega de Crew Dragon, retornarão à Terra no início de agosto e Vagner permanecerá em órbita até outubro.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br

Comentários