O IEAv Realiza Evento de Óptica e Fotônica

Olá leitor!

Segue uma nota postada dia (04/08) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destaque ao destacando que o instituto realizou dia 29/08 evento na Área de Óptica e Fotônica.

Duda Falcão

O IEAv Realiza Evento de Óptica e Fotônica

04/08/2014

No dia 29 de agosto aconteceu no auditório do IEAv o primeiro evento do núcleo de estudantes de Óptica e Fotônica deste Instituto (IEAv Student Chapter), coordenado pelos alunos do núcleo (presidido pelo doutorando Rafael Siqueira-EFO), que teve por objetivo trazer à nossa comunidade Ieaveense, e de outros Institutos de Pesquisa e Universidades da Região, palestrantes renomados que desenvolvem trabalhos relevantes nas áreas de Óptica e Fotônica assim como introduzir a essas comunidades, de forma prática, o Student Chapter formado no IEAv e o tipo de trabalho desenvolvido por este grupo estudantil.

O Student Chapter é uma iniciativa da The Optical Society (OSA), entidade mundialmente reconhecida, que incentiva da criação de grupos de estudantes (graduação, mestrado e doutorado) interessados em Óptica e Fotônica. Atualmente, existem aproximadamente 187 OSA Students Chapters localizados em mais de 30 países, constituindo uma rede internacional de estudantes. No Brasil existem 11, sendo quatro deles localizados no estado de São Paulo, incluindo o formado no IEAv.

A OSA promove diversas atividades, palestras, encontros, escolas e networking empresarial ao redor do mundo, além da publicação de inúmeras revistas de cunho científico e tecnológico. Um dos objetivos gerais da OSA é a promoção, divulgação e disseminação do conhecimento em Óptica e Fotônica. Assim, os OSA Students Chapters são um braço desse esforço da OSA.

Três palestrantes foram convidados para esse evento, sendo um nacional e dois internacionais:

Dr. Nicolau Rodrigues (ITA) – Óptica, IEAv e Defesa;

Dr. Dimitri Geskus (IPEN) – Rare earth doped channel waveguide lasers and Intracavity frequency converted Raman lasers, e

Dra. Simone Hochgreb (University of Cambridge) – Optical diagnostics for reacting flows.

Em torno de 60 pessoas participaram do evento sendo destes, 15 participantes de fora do IEAv, oriundos de instituições como ITA, UNICAMP, ETEP, IPEN, UNITAU, UNIFESP e UNESP.

O evento recebeu suporte da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) do IEAv, do Grupamento de Infraestrutura e Apoio (GIA-SJ) e apoio das empresas Thorlabs e Lynx Comércio e Importação Ltda.

Dr. Nicolau (ITA).
Dr. Dimitri (IPEN).
Dra. Simone (University of Cambridge).
Participantes do evento Student Chapter.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: É muito bom observar (pelo número de instituições participantes neste evento) como esta área de pesquisa vem crescendo no Brasil, já que ela é de suma importância para o desenvolvimento das atividades espacias brasileiras, bem como de outras áreas de ciência e tecnologia do país. 

Comentários