Agenda de Eventos e Cursos com Inscrições Abertas

Olá leitor!

Veja abaixo alguns interessantes eventos e cursos nas áreas de Astrofísica, Astronomia, Espacial, Mecânica Quântica e Modelagem Computacional com inscrições abertas que podem interessar aos nossos leitores:

Duda Falcão

Astrofísica

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). As aulas iniciam em março de 2015. Há bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponíveis aos aprovados.

A pós-graduação em Astrofísica do Inpe oferece temas de pesquisas nas seguintes áreas: astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e infravermelho, radiofísica, física do meio interplanetário e ondas gravitacionais.

Mais informações na página da pós-graduação.

Astronomia

Estudantes, astrônomos profissionais ou amadores interessados em participar da 17ª edição do Encontro Nacional de Astronomia (Enast) têm até o próximo dia 30 para se inscrever. O Enast é reconhecido como o maior evento de astronomia amadora do país e tem o objetivo de divulgar a astronomia, com o intuito de facilitar o acesso da população em geral ao conhecimento científico.

O evento ocorrerá paralelamente ao Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, de 7 a 9 de novembro próximo.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível em www.enast.org.br.

Espacial

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP), está com inscrição aberta para o 8º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais (SEPP&D), que se realiza no próximo dia 1º de outubro.

O seminário se consolida como um fórum para disseminação das tecnologias desenvolvidas por meio dos projetos de pesquisa e desenvolvimento concluídos no ultimo ano e também para apresentar os avanços e dificuldades dos projetos em andamento.

Em sua oitava edição, o SEPP&D oferece apresentações orais e em forma de pôsteres dos trabalhos apoiados. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://www.iae.cta.br/sepped até domingo (28/09).

X-----X-----X-----X-----X-----X------X-----X-----X-----X

Estudantes e interessados em participar da segunda edição do Festival de Minifoguetes de Curitiba têm até 15 de outubro para se inscrever.

O evento será promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre os dias 18 a 20 de abril de 2015 e tem o objetivo de despertar interesses para a área científica espacial, por meio de atividades de desenvolvimento e teste de minifoguetes, além de divulgar o Programa Espacial Brasileiro.

Os participantes poderão competir em 12 categorias e terão a oportunidade de lançar foguetes, na maior altura possível, assistir palestras, debater a temática em sessões técnicas e visitar exposições.

Para participar é necessário preencher o formulário disponível na internet.

Mecânica Quântica

Experimentos com Fótons Gêmeos: dos Fundamentos da Mecânica Quântica à Termodinâmica Quântica é o tema do Colóquio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), na próxima terça-feira (30), às 16h, no Rio de Janeiro.

Participa dessa edição o pesquisador Paulo Henrique Souto Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de estados emaranhados de fótons gêmeos da conversão paramétrica descendente no estudo de conceitos fundamentais da Mecânica Quântica e aplicações em Informação Quântica.

Para mais informações acesse o site do CBPF.

Modelagem Computacional

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional. São oferecidas vagas para mestrado e doutorado. Os interessados devem se candidatar até 30 de setembro.

Podem participar do processo seletivo profissionais graduados em Matemática, Física, Química, Engenharias, Computação, Biologia, Economia, ou áreas afins.

A ficha de inscrição e os editais estão disponíveis neste link.


Fonte: Com informações do Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários