Sonda Indiana Mangalyaan Entra em Órbita de Marte

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/09) no site “Inovação Tecnológica” dando destaque ao grande feito alcançado pela Agência Espacial Indiana (ISRO), que colocou esta semana a “Sonda Espacial Mangalyaan” em órbita do Planeta Marte, coisa que nem os chineses, nem os japoneses conseguiram realizar ainda.

Duda Falcão

ESPAÇO

Sonda Indiana Mangalyaan
Entra em Órbita de Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica
24/09/2014

[Imagem: ISRO]
A viagem da sonda espacial durou pouco mais de 300 dias.

Sucesso Indiano

A sonda espacial Mangalyaan, lançada pela Índia em novembro do ano passado, conseguiu entrar na órbita de Marte.

"As probabilidades estavam contra nós. Das 51 missões lançadas até hoje [para Marte] apenas 21 tiveram sucesso. Nós conseguimos," disse primeiro-ministro do país, Narendra Modi, que acompanhou o evento na ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial).

Agora, Índia, Estados Unidos, Rússia e União Europeia formam o seleto clube de exploração de Marte - tentativas do Japão (2003) e da China (2011) não tiveram sucesso.

A sonda norte-americana MAVEN também chegou a Marte no início desta semana, para tentar responder à questão crucial se Marte já teve uma atmosfera, e como ele a perdeu.

Além de acertar na primeira, a missão indiana destaca-se das demais pelo seu baixíssimo custo: meros US$73 milhões, contra US$672 milhões da MAVEN.

Em 2008 a Índia lançou uma sonda para estudar a Lua, e pretende lançar sua primeira missão espacial tripulada em 2016.

Atmosfera de Marte

A Mangalyaan, além da topografia e da mineralogia da superfície, se concentrará em estudar a atmosfera atual de Marte.

O projeto indiano centra-se sobretudo na procura por metano, depois que, em 2009, a NASA anunciou a descoberta de volumes enormes de metano na atmosfera de Marte, que poderia ser de origem biológica ou não.

Contudo, no ano passado, quando a Mangalyaan já estava pronta, o robô Curiosity desmentiu as conclusões anteriores e não encontrou o metano de Marte.

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) participou da missão da Mangalyaan, rastreando a sonda no início da missão com as estações de Cuiabá (MT) e Alcântara (MA).


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentário: Pois é Sr. José Raimundo Braga Coelho, esta sim que é uma Agência Espacial de verdade e não a sua agência de brinquedo que vive divulgando para sociedade brasileira fantasias e inverdades sobre a atual situação de nosso programa espacial. E olha que as metas da ISRO superam e muito as supostas metas da AEB e mesmo assim eles apresentam resultados como este, que hoje estão nas páginas dos principais meios de comunicação do mundo. A sua agência é uma piada, principalmente se lembramos de que o Brasil tem a sétima economia do mundo, e tem hoje um programa espacial que é bem menor em resultados de que quando militávamos entre as 30 economias do mundo. O seu desempenho a frente da AEB é pífio em todos os sentidos e só pode agradar mesmo (eu diria por ser conivente e útil) a um governo que como tal é o espelho de sua administração. Parabéns ao povo indiano, vocês estão no caminho certo.

Comentários

  1. Eu ia sugerir que postasse este artigo. Aguardo esta notícia desde o dia do lançamento. Tal feito para a humanidade não poderia ser ignorado.
    Mesmo com recursos limitados, a Índia conseguiu o que o governo brasilóide não terá conseguido daqui a 20 anos. Pobres daqueles 21 homens que perderam suas vidas para nada.
    Governo incompetente e povo tolo que vai reeleger a Dilma. Vamos fazer campanha para nos tornar colônia de algum país civilizado e assim teremos acesso a mais tecnologia do que teremos como país incompentene, digo, independente.
    A Índia como país independente é bem mais jovem que nós, bem mais pobres que nós, mas tem mais desenvolvimento tecnológico - e não só na área espacial. É assim que as coisas acontecem em um país com objetividade, compromisso com o futuro e que não é dirigido por corruptos divididos em mais de 30 facções, chamadas de partidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que é um pouco pior,

      Por acaso, tenho amigos indianos com os quais me correspondo regularmente, e diria que a situação de comparação é MUITO, MUITO pior.

      O povo indiano é assolado por políticos corruptos em todos os níveis, assim como aqui. É uma nação com problemas sociais e culturais infinitamente maiores (a divisão social em castas é apenas um deles). Está longe de ser um país com as riquezas naturais que a sua extensão territorial faria supor. Tem uma população muito maior do que a sua economia pode suportar, e APESAR de tudo isso, está muito a frente do Brasil em vários campos, entre eles o setor espacial.

      Se fizerem as comparações isentas, a nossa situação é VERGONHOSAMENTE PIOR !!!

      Excluir

Postar um comentário