Proj. da Edge Of Space/UFABC é Aprovado Pelo UNIESPAÇO

Olá leitor!

Tenho estado muito desanimado com o que está acontecendo com o nosso programa espacial na era dessa 'presidentA petista', por acreditar que se algo realmente não for feito rapidamente, caminharemos a passos largos para o desastre.

Veja o caso do PNAE, lançado com um ano de atraso, já foi rasgado diversas vezes e não serve nem mesmo como papel higiênico, tanto que a minha cópia eu já passei para minha sobrinha de 5 anos, e ela já achou uma utilidade para ele, ou seja, transformou-o num caderno de desenho, ou pelo menos é o que ela diz ser.

Essa semana ficamos sabendo que felizmente o SARA Suborbital 1 será mesmo lançado até o final do ano, além também do lançamento do primeiro foguete líquido desenvolvido no Brasil, notícias essas que vem contrapor a infeliz notícia do cancelamento do projeto do motor foguete líquido L15 pela equipe da Capitã Cristiane Pagliuco do IAE, devido como já sabemos, a falta de recursos financeiros imposta por esse governo de inconsequentes.

Mas o que me fez escrever esse artigo foi a grande notícia que recebi essa manhã do Eng. José Miraglia, líder da empresa paulista Edge Of Space.

Segundo o Eng. Miraglia, o projeto intitulado “Desenvolvimento de Motor Foguete Didático Experimental”, encabeçado por ele e pelo Prof. Dr. Annibal Hetem Junior” da UFABC, foi aprovado pelo “Programa UNIESPAÇO” da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Concepção inicial do motor-foguete
didático da Edge of Space/UFABC para
o Programa UNIESPAÇO.
O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um motor foguete a propelente líquido voltado para o ensino de sistemas de propulsão completos, visando análise, verificação e otimização de projetos deste tipo de propulsor, e com isso ter uma ferramenta de formação de profissionais extremamente importante para o Programa Espacial Brasileiro.

Ainda segundo o Eng. Miraglia, o motor a ser desenvolvido utilizará propelente líquido (Etanol / Peróxido de Hidrogênio), derivado de estudo anterior da Edge Of Space em um projeto da FAPESP.

No entanto, segundo o Eng. Miraglia, o que deixou a “Edge of Space” extremamente feliz e motivada, é que o desenvolvimento desse motor didático será à base para o desenvolvimento do “Foguete Suborbital Edge” e do “Veículo Lançador de Picosatélites PI”.

Bom leitor, diante disso, só nos resta torcer por essa iniciativa e dizer:

“AVANTE EDGE OF SPACE/UFABC”

Duda Falcão


Fonte: Edge Of Space.

Comentários

  1. Parabéns pela conquista Edge of Space!

    Legal estarem utilizando os conhecimentos adquiridos com o fim de esclarecer e aperfeiçoar o conhecimento de outros. Já agora, o motor do Foguete Suborbital Edge precisará ter cerca de quantos Newtons (ou kN)?

    ResponderExcluir
  2. Já agora tenho outra pergunta. Existe outra empresa, mesmo que seja a nível internacional, que já tenha algum tipo de veículo que se destine a lançar os CuboSats?

    ResponderExcluir
  3. Ainda não Israel, hoje em dia só de carona.
    Se quiser uma referência de preços, segue um site:
    http://spaceflightservices.com/

    Infelizmente o projeto da USP não foi aprovado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Sr. Lucas, lamento em saber que o seu projeto não foi aprovado. Agora, espero que o senhor tenha uma alternativa para levá-lo em frente. Uma pena mesmo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Sobre a tabela de preços que me mostrou, fiquei surpreso. Atualmente enviar 10Kg a uma altitude LEO é mais de 1 milhão de reais!! É um mercado milionário. Espero aqui que a Edge of Space tenha sucesso com o seus lançadores, pois mudaria totalmente os rumos da empresa.

      ---

      Nossa, esse projeto da USP é muito interessante (creio que seja este aqui).

      Mesmo assim, parabéns pela iniciativa. Espero também que haja oportunidade de levarem, de outra forma, esse projeto adiante.

      Excluir
  4. Israel

    O foguete suborbital Edge deve utilizar um motor de 5000 N.

    Obrigado pelo interesse

    Miraglia
    www.edgeofspace.com.br

    ResponderExcluir
  5. Admiro muito o vosso trabalho. Obrigado também pelas informações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário