ITA Completa 62 Anos e Comemora Nova Fase de Inovação

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (21/05) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que dia 18/05 foi realizada a cerimônia de comemoração pelos  62 anos de fundação do ITA.

Duda Falcão

Notícias

ITA Completa 62 Anos e Comemora
Nova Fase de Inovação

Assessoria de Comunicação Social do ITA
Jornalista Colaboradora: Carla Dutra
21/05/2012 - 16:10

Crédito Foto: DCTA / 2° SGT Felix
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou no dia 18 de maio, 62 anos. A Solenidade teve início às 10h30 no auditório Professor Lacaz Netto, e foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica. Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades civis e militares, além do Tenente- Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann, Diretor-Geral do DCTA e do Professor Doutor Carlos Américo Pacheco, Reitor do ITA.

Na ocasião, foram homenageados os servidores e professores com mais de trinta e cinco anos de efetivos serviços prestados ao ITA, Professor Doutor José Antônio Hernandes, Professor Doutor José Edimar Barbosa Oliveira, Tecnologista Sênior Manoel Miguel de Matos e o Professor Doutor Eugênio Vertamatti.

“Fui convidado a estar aqui para representar a nossa comunidade falando em nome do grupo. O ITA cresceu, amadureceu e vem agora com o Reitor, o momento de um novo salto para impactar o País. Plantamos hoje para colher daqui a 10 anos. Sei que temos muitos problemas, mas vamos colher soluções, pois somos capazes de inovar. Já fizemos isso e podemos fazer mais”, disse o professor Vertamatti.

Crédito Foto: DCTA / 2° SGT Felix
Na sequência, três militares foram agraciados com a Medalha Militar, concedida como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de trinta anos, com a Medalha Militar de Ouro, o Coronel Aviador, Orlando Alves Máximo; mais de vinte anos, com a Medalha Militar de Prata  e por mais de dez anos, o Primeiro Sargento Básico em Eletrônica, Newton Adriano Dos Santos Gomes; com a Medalha Militar de Bronze, a Segundo Sargento Básico em Suprimento, Andréia Almeida Marton.

O Reitor do ITA encerrou a manhã festiva falando sobre a nova fase do Instituto. “Agradeço a todos que apoiam e trabalham em conjunto no projeto de expansão. Nós queremos ser importantes no Brasil e para isso, precisamos inovar. O que nos move aqui é o entusiasmo e a paixão por essa Escola”, finalizou.

O ITA foi criado em 1950, com o apoio do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e é hoje uma das melhores Escolas de Engenharia do Brasil. Os primeiros alunos do ITA frequentaram, inicialmente, a Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia (IME), onde os cursos de Engenharia foram ministrados no período de 1947 a 1950.

Este ano, a Instituição firmou com o MIT  uma carta de intenções com o intuito de fortalecer uma possível cooperação entre as entidades. A elaboração deste instrumento tem como objetivo promover intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores; projetos de pesquisa e desenvolvimento; avaliação de desafios de educação em Engenharia; e a criação de um novo Centro no ITA, além de proporcionar oportunidades de pesquisa nos próximos meses.

Cursos do ITA:

Atualmente, o Instituto conta com cursos de graduação em Engenharia que tem a duração de cinco anos e são oferecidos nas modalidades de: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica- Aeronáutica, Civil- Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

Os cursos de Mestrado e Doutorado são oferecidos pelo ITA por meio dos seguintes programas de Pós-Graduação: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenharia Eletrônica e Computação e Física. O Mestrado Profissional é oferecido nas áreas de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial; Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e Turbina a Gás.

O ITA também conta com o Programa Lato Sensu, no qual são oferecidas duas classes de Cursos de Pós-Graduação: As criadas em áreas de conhecimento de interesse direto do COMAER, e as criadas com o apoio financeiro de empresas e entidades.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Vale lembrar que no Diário Oficial da União (DOU) de ontem o Ministério da Defesa (MD), através do Comando da Aeronáutica (COMAER) publicou uma portaria criando uma comissão para planejar, gerenciar, fiscalizar e controlar as atividades relacionadas com as obras de ampliação das instalações e reforma das instalações existentes do campus do ITA (Veja a nota: “MD/COMAER Criam Comissão para as Obras do ITA”). O blog BRAZILIAN SPACE aproveita a oportunidade novamente para parabenizar o Instituto Tecnológico de Aeronáutica pelos serviços prestados ao país nesses seus 62 anos de existência, esperando que nos próximos 62 anos o mesmo possa avançar ainda mais em suas realizações, principalmente contribuindo significamente na luta por o Programa Espacial mais consistente e efetivo, já que o futuro da humanidade está no espaço e o ITA será parte crucial na formação dos profissionais que o Programa Espacial Brasileiro necessitará para o seu desenvolvimento. Parabéns ITA e avante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial