ITA Completa 62 Anos Dia 18/05

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (17/05) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que amanhã (18/05) comemorará 62 anos de fundado.

Duda Falcão

Notícias

ITA Completa 62 Anos

Assessoria de Comunicação Social do ITA
Jornalista Colaboradora: Carla Dutra
17/05/2012 - 15:15

Crédito Foto: Johnson Barros / Força Aérea Brasileira
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemora 62 anos, na próxima sexta-feira, dia 18 de maio.

A Solenidade terá início às 10h no auditório Lacaz Netto (ITA) e conta com a presença de autoridades, ex-alunos, professores, alunos, servidores e convidados. Durante o evento, serão entregues homenagens aos servidores que neste ano completaram 35 anos de efetivos serviços prestados ao ITA e medalhas militares de tempo de serviço.

O ITA foi criado em 1950, com o apoio do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e é hoje uma das melhores Escolas de Engenharia do Brasil. Os primeiros alunos do ITA frequentaram, inicialmente, a Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia (IME), onde os cursos de Engenharia foram ministrados no período de 1947 a 1950.

Este ano, a Instituição firmou com o MIT  uma carta de intenções com o intuito de fortalecer uma possível cooperação entre as entidades. A elaboração deste instrumento tem como objetivo promover intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores; projetos de pesquisa e desenvolvimento; avaliação de desafios de educação em Engenharia; e a criação de um novo Centro no ITA, além de proporcionar oportunidades de pesquisa nos próximos meses.

Cursos do ITA:

Atualmente, o Instituto conta com cursos de graduação em Engenharia que tem a duração de cinco anos e são oferecidos nas modalidades de: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica- Aeronáutica, Civil- Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

Os cursos de Mestrado e Doutorado são oferecidos pelo ITA por meio dos seguintes programas de Pós-Graduação: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenharia Eletrônica e Computação e Física. O Mestrado Profissional são nas áreas de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial; Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e Turbina a Gás.

O ITA também conta com o Lato Sensu, no qual são oferecidas duas classes de Cursos de Pós-Graduação: As criadas por Portaria do Comandante da Aeronáutica, em áreas de conhecimento de interesse direto do COMAER, com a maioria do corpo discente composto de Oficiais da Aeronáutica, contando com Oficiais do Exército e da Marinha e as criadas por Portaria do ITA, com o apoio financeiro de empresas e entidades.

Criadas por Portaria do Comandante da Aeronáutica:

CEEAA- Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo;

CEAAE- Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético.

Criadas por Portaria do ITA:

PE-Safety- Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada;

CETI- Especialização em Engenharia de Software, em Segurança da Informação e em Gestão de Projetos (São – Paulo). Turmas em processo de conclusão de curso em Julho de 2012. Não há previsão para novas turmas.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: O blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Instituto Tecnológico de Aeronáutica pelos serviços prestados ao país nesses seus 62 anos de existência, esperando que nos próximos 62 anos o mesmo possa avançar ainda mais em suas realizações, principalmente contribuindo significamente na luta por o Programa Espacial mais consistente e efetivo, já que o futuro da humanidade está no espaço e o ITA será parte crucial na formação dos profissionais que o Programa Espacial Brasileiro necessitará para o seu desenvolvimento. Parabéns ITA e avante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no Último Final de Semana

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro