Aos 62 Anos ITA é Referência da Formação de Engenheiros

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (18/05) no site do jornal “O VALE” dando destaque a solenidade de comemoração pelos 62 anos de fundação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que ocorrerá hoje às 10:00 em São José dos campos (SP).

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

ITA Faz 62 Anos Como Referência
na Formação de Engenheiros

600 pessoas devem comparecer à cerimônia às 10h de hoje,
que terá a participação do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito

Arthur Costa
São José dos Campos
18 de maio de 2012 - 03:01

Aaron Kawai

Referência no ensino de engenharia do país, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, comemora hoje seus 62 anos de existência.

A cerimônia acontece no auditório Lacaz Netto, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) à partir das 10h, onde 600 pessoas são esperadas entre autoridades, ex-alunos e convidados.

Durante a cerimônia, haverá entrega de homenagens a servidores que completam 35 anos de serviços prestados ao ITA e medalhas militares por tempo de serviço.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-Ar Juniti Saito está confirmado no evento.

Celeiro - Desde sua fundação, em 1950, o ITA se manteve como ‘celeiro’ de estudantes que posteriormente ocuparam cargos de destaque no cenário nacional.

Entre os ‘iteanos’ ilustres estão o fundador da Avibras, João Verdi de Carvalho Leite; o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado; o atual reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco; o astronauta Marcos César Pontes e o fundador da Embraer, Ozires Silva.

“O ITA é a semente do maior arranjo produtivo de tecnologia do Brasil, o setor aeroespacial. Pessoalmente, acredito que o ITA é uma excelente escola de formação intelectual e também de formação pessoal”, disse o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB), também ex-aluno do instituto, formado na turma de 1981.

O diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado considerou sua passagem pelo ITA “um desafio bastante forte. Sempre tive a gratidão de ter tido a chance de entrar no ITA. Quem estudou lá sabe que entrar é difícil, mas sair formado é mais difícil ainda.”

Já o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Luciano Coutinho, disse em visita a São José que o ITA “é a instituição de maior excelência dentro das instituições de excelência do país”.

Completam o time de ex-alunos de destaque o fundador do então CTA, hoje DCTA, Casimiro Montenegro Filho ; o ex-prefeito de Curitiba (PR) Cassio Taniguchi; o primeiro diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Fernando de Mendonça e o ‘pai’ do motor à álcool, Urbano Ernesto Stumpf.

Expansão - Para ampliar a formação de profissionais de destaque, o ITA prepara um projeto de expansão (leia texto abaixo).

Atualmente, o instituto possui cursos de graduação em engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

O ITA também oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

SAIBA MAIS

Aniversário

Comemoração

ITA celebra hoje seus 62 anos de existência

Solenidade

Homenagem

600 pessoas são esperadas no auditório Lacaz Netto. Evento contará com entrega de homenagens a prestadores de serviço militar e ao ITA

Alunos

Ilustres

- Casimiro Montenegro Filho, fundador do CTA
- Emanuel Fernandes, deputado federal
- Fernando de Mendonça, primeiro diretor do Inpe
- Marcos César Pontes, primeiro astronauta brasileiro
- Ozires Silva, fundador da Embraer e ex-ministro
- Urbano Ernesto Stumpf, o "pai" do motor a álcool
- Frederico Curado, diretor-presidente da Embraer
- Carlos Américo Pacheco, atual reitor do ITA
- Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor da Fapesp
- João Verdi de Carvalho Leite, fundador da Avibrás
- Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da CNBB

MIT Auxilia ITA em Sua Nova Fase

O MIT (Escola de Engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts), dos Estados Unidos, firmou acordo com o ITA no início do ano para desenvolvimento de projetos futuros entre as duas instituições. O MIT, que auxiliou na criação do ITA, participará, inclusive, da comissão que define como se dará a expansão do instituto de São José.

BNDES Financia Centro de Pesquisas

Como parte de seu projeto de expansão, o ITA irá construir um centro de pesquisas em parceria com empresas ligadas ao setor tecnológico. O BNDES será responsável pelo financiamento da construção do centro, que já tem como parceiros a Embraer, a VSE (Vale Soluções e Energia) e a Braskem. O centro pode ser instalado na sede do ITA ou no Parque Tecnológico de São José.

Comissão Define Modelo para Ampliação

São José dos Campos - Uma comissão formada por especialistas em educação e representantes de empresas ligadas ao setor aeroespacial iniciou este mês um estudo para definir o modelo de ampliação que o ITA irá seguir.

O vestibular do instituto, que hoje seleciona 120 alunos por ano, passará a recrutar 240 estudantes a partir de 2013.

O projeto de ampliação também pode incluir a remodelação dos cursos, que passariam a ser mais gerais.

Em entrevista a O VALE no mês passado, o reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, disse que a discussão sobre o ensino de engenharia tem sido feita pelas principais instituições de ensino do mundo, a fim de formar profissionais preparados para “um mundo mais globalizado, com mais ênfase em inovação, diferente de 30 anos atrás”.

A expansão do ITA também passa por mudanças em sua estrutura. Um novo alojamento com capacidade para 1.200 estudantes será construído bem como um prédio para novos laboratórios.

Estimativa da instituição é que cerca de 200 professores sejam contratados para a nova fase do ITA.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 18/05/2012 

Comentários

  1. Tive o prazer de ter um professor doutor ( imagino que ele já tenha concluido o doutorado ) pelo ITA, e devo dizer, os estudantes e profissionais do ITA são extremamente diferenciados, interessados e incrivelmente criativos. O ITA é um dos grandes feitos do nosso país, bem que poderíamos aparelhar e dar um suporte mais adequado, não é não Dilma?

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo!

    Pois é amigo, realmente esse instituto e seus profissionais fizeram e fazem a diferença na área de engenharias em nossa país. Quanto ao que o governo poderia e deveria fazer, não resta dúvida que está bem aquém, mas não é no governo Dilma que essa falta de atitude será alterada, infelizmente.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário