Alunos de Informática do IFNMG Lançam Cápsula no Espaço

Olá leitor!

Segue uma nota postada dia (10/11) no site do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), destacando que alunos do curso técnico de informática do "Campus de Montes Claros" dessa instituição de ensino, realizaram com sucesso dia 07/11 o lançamento de uma pequena 'cápsula' presa a um balão meteorológico que chegou a 45 mil metros de altitude realizando o registro fotográfico do espaço aéreo do norte de Minas Gerais com mais de 800 fotos.

Duda Falcão

Alunos de Informática Fotografam o
Espaço Aéreo do Norte de Minas

10/11/2011

Cápsula presa a balão levou câmeras que fotografaram
a cerca de 45 mil metros de altitude

O Projeto AERIS, do curso técnico em Informática do IFNMG-Campus Montes Claros, realizou com sucesso, na última segunda-feira, dia 7, um registro fotográfico do espaço aéreo do Norte de Minas Gerais. Mais de 800 fotos foram registradas por câmeras presas a um balão meteorológico.

O lançamento bem-sucedido da cápsula que levou as duas câmeras foi o resultado de uma pesquisa que levou cerca de seis meses para ser desenvolvida. Coordenado pelo professor Júlio César Guedes Antunes, o Projeto AERIS contou com a participação dos alunos José Francisco Clementino de Jesus, Rogério Almeida Pereira e Railda Martins de Souza.

A cápsula foi lançada da futura sede do Campus Montes Claros, no bairro Village do Lago III. O procedimento de montagem final demorou cerca de 90 minutos. Conforme planejado, o balão subiu facilmente, carregando a cápsula, batizada de “Flamarion Wanderley”, em homenagem ao pioneiro da aviação em Montes Claros. As câmeras registraram imagens em intervalos pré-programados pela equipe. O balão seguiu uma trajetória bastante parecida com a que havia sido prevista com a ajuda de cartas de vento meteorológicas. O vôo foi monitorado através do sinal de GPS emitido pela cápsula.

Ao analisar as imagens obtidas e fazer os cálculos de altitude e trajetória, o resultado surpreendeu a equipe. “Calculamos que nossa cápsula subiria até cerca de 30 mil metros, mas os registros mostram que ela atingiu algo próximo dos 45 mil metros de altitude”, explica José Francisco.

Todo o material foi recolhido e levado ao Campus para análise. Entre as fotos registradas, diversas mostram a cidade de Montes Claros, detalham a geografia norte-mineira e revelam a curvatura da Terra, contrastando com a escuridão do espaço.

“Atingimos nosso objetivo. Esse primeiro vôo foi um aprendizado para nós. O que mais me deixa feliz é que construímos tudo com nossas próprias mãos: montamos os equipamentos, fizemos os cálculos e realizamos o lançamento e recuperação. Somos a primeira escola do Brasil a realizar esse feito”, comemora o professor Júlio.

Veja abaixo uma reportagem da TV mineira e algumas fotos da missão:

MGTV 1ª Edição - 15/11/2011

Clique em cima das fotos para ampliá-las

Caso queira ver outras fotos visite a galeria de fotos da missão clicando aqui.


Fonte: Site do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Comentário: É por iniciativas como essa que ainda tenho um fio de esperança de que algum dia construiremos uma nação de verdade. Porém, não tenho a esperança de verificar isso em vida, já que essa mudança só deverá acontecer num prazo de 50 anos ou mais, quando então é quase certo que não estarei mais por aqui. Entretanto, para que isso aconteça, teremos ainda de passar por uma revolução cultural muito grande, onde em primeiro lugar será necessário resgatar os valores sócio-culturais perdidos nos últimos anos (a coisa ta feia) e melhorar as condições para que todos tenham acesso à educação de qualidade, independente de sexo, raça, ou orientação religiosa, inclusive e principalmente, aqueles que pretendem atuar nessa área de formação educacional. Precisamos de mais educadores como o Júlio César Guedes Antunes, Cândido Moura, Marcos Luna, Emerson Lima, Andrevaldo Tavares, entre outros. Pessoas de iniciativa, de visão e principalmente de ação, “GENTE QUE FAZ” e compromissados com a carreira que escolheram nessa área de formação. Só assim melhoramos nossa sociedade e poderemos então cobrar de nossos representantes uma melhor gestão em todas as áreas, afinal, todo o povo tem o governo que merece. O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza ao professor Júlio César Guedes Antunes e seus alunos pela iniciativa, esperando e torcendo que a mesma venha servir de exemplo para outras instituições através do país, e quem sabe estimular a criação de um simpósio, workshop ou um evento nesse sentido para que possa haver uma troca de experiências entre esses realizadores.

Comentários

  1. No ano passado na Inglaterra foi feito isso também se eu não me engano por estudantes ,teve muita divulgação na impressa mundial inclusive aqui no Brasil ,mas será que agora a impressa Brasileira fara o mesmo que fez com britânicos? Acho que n

    ResponderExcluir
  2. Olá André!

    Bom amigo, pelo menos aqui no blog "BRAZILIAN SPACE" esse tipo de iniciativa sempre terá espaço garantido.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns à este projeto e sua equipe idealizadora, excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  4. O Fantastico fez algo parecido.
    Bem legal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário