Raupp é Nomeado Novo Presidente da AEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (03/03) na coluna “ASTROvia” do jornal digital “Via Fanzine”, destacando a nomeação do pesquisador Marco Antonio Raupp para a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB). Conheça leitor ou pouco mais sobre esse grande pesquisador brasileiro.

Duda Falcão

Agência Espacial Brasileira (AEB)

Raupp é Nomeado Novo Presidente da AEB

Presidente da SBPC assume
comando da Agência Espacial Brasileira

Da redação
Via Fanzine
03/03/11

Foto SBPC
Marco Antonio Raupp

Marco Antonio Raupp, matemático brasileiro, ex-diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi nomeado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Foi publicado no dia 02/03/2011, no Diário Oficial da União, o decreto da Presidência da República que exonerou Carlos Ganem da presidência da AEB. Na mesma data, foi também oficialmente nomeado o cientista Marco Antonio Raupp para a presidência da AEB, confirmando a indicação já anunciada anteriormente pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Prioridades e Desafios

Raupp assume a AEB que ainda se encontra no cenário de um antigo dilema, que é a conclusão do seu veículo lançador de satélites (VLS). Considerado como projeto primordial da agência, o mesmo já despendeu cifras astronômicas durante os governos de FHC e Lula, sem colocar um único satélite em órbita.

A nomeação de Raupp é vista com bons olhos por grande parte da comunidade científica brasileira, já que se trata de um técnico na área e assim, espera-se que deverá saber se relacionar com os desafios que terá pela frente.

Cientista

Marco Antonio Raupp nasceu em Cachoeira do Sul-RS, em 1938. Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no IME/USP.

Foi vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC. Em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência e Tecnologia).

Em diferentes momentos foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também tesoureiro, vice-presidente e conselheiro da SBPC.

É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). Nomeado pelo ministro Aloizio Mercadante, assumiu a presidência da AEB em 03/03/2011.


Fonte: Site do Diário Digital “Via Fanzine”

Comentário: Esse é um daqueles casos do homem certo para o cargo certo. Não é por acaso que a comunidade científica tem grande esperança com a sua gestão junto a nossa ainda desorientada Agência Espacial.

Comentários