Patriota Diz Crer em Acordo na Área Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (15/02) no jornal “O Globo”, destacando que segundo o chanceler Antônio Patriota existe a possibilidade do Brasil estabelecer acordos espaciais com os EUA durante a visita do presidente Barack Obama ao Brasil.

Duda Falcão

Patriota Diz Crer em Acordo na Área Espacial

Há possibilidade de cooperação
para a construção de satélite

O Globo
15/03/2011

SÃO PAULO - O chanceler Antonio Patriota afirmou ontem que o Itamaraty está apostando fortemente em um acordo de cooperação no setor espacial com os Estados Unidos, que deve ser anunciado na visita do presidente Barack Obama ao país. Essa área já foi motivo de atrito e desentendimentos, especialmente no que concerne à falta de aprovação de um acordo de salvaguardas para o uso da base de lançamento de Alcântara e à tentativa brasileira de obter tecnologia para o lançamento próprio de satélites por foguetes.

Ainda não há detalhes sobre o acordo. Sabe-se que há a possibilidade de cooperação para a construção de um satélite de monitoramento de precipitações, o GPM (sigla em inglês para Medida de Precipitação Global):

- Queremos dar o maior conteúdo possível à visita, construindo sobre uma base que já é muito ampla nas relações comerciais, no diálogo político, em programas de dimensão social, com ênfase especial em áreas estratégicas de ciência e tecnologia - disse Patriota, em entrevista ao lado do presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, após encontro empresarial Brasil-Uruguai na Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP). - E gostaríamos de enfatizar a cooperação especial na área espacial.


Fonte: Jornal O GLOBO - 15/03/2011

Comentário: A negociação de acordos espaciais com os EUA é muito bem vinda, desde que seja realizada por gente competente e que saiba o que esta fazendo. Acordos formalizados por servidores do poder executivo e políticos que não enxergam um palmo diante do nariz, não traz nenhum benefício ao país e pior, pode gerar perda de conhecimento e de soberania nacional. Numa negociação com americanos é preciso ter objetivos claros e posições bem definidas, principalmente na área espacial onde eles tem décadas de experiência bem sucedida.

Comentários