O INPE e o PEB a Época da Saudosa MECB

Olá leitor!

Trago agora para você um vídeo histórico, vídeo esse de uma época de grandes expectativas para o “Programa Espacial Brasileiro”. Onde com dificuldade, mas com perseverança e com apoio razoável do governo, resultados foram realizados.

Resultados esses que hoje nos parecem "pífios", mas que na época era um bom início e que só não deu certo por conta da falta de visão, da incompetência, irresponsabilidade e da falta de apoio de governos sucessivos, que culminou infelizmente com o desastre de Alcântara e no atraso tecnológico que o setor espacial encontra-se atualmente.

Refiro-me a época da saudosa “Missão Espacial Completa Brasileira (MECB)”, antes da criação de nossa desorientada e desprestigiada AEB (só foi criada em 1994) quando então se desenvolvia nos laboratórios do INPE o Satélite de Coleta de Dados-1 (SCD-1), que completou recentemente 18 anos em órbita em pleno funcionamento, e se planejava o SCD-2 e os SSR-1 (que virou posteriormente Amazônia-1) e o SSR-2 (que virou posteriormente o MAPSAR, mas que não se sabe até agora se será realmente desenvolvido).

Época essa em que também o DCTA/IAE vinha lutando bravamente (apesar dos embargos) para desenvolver o VLS-1 sob a coordenação do saudoso engenheiro Jaime Boscov.

O vídeo foi produzido pela “Fundação Padre Anchieta” em 1989 para o INPE e não só fala dos satélites e do VLS-1, mas também das Estações Terrenas de Recepção dos dados dos satélites da MECB e das instalações da época do "Laboratório de Integração e Testes (LIT)" e suas atribuições.

Interessante notar também, que, algum dos leitores do blog que trabalhavam naquela época no INPE poderão se vê nessas imagens históricas muito mais jovens. Bom divertimento.

Gostaria de agradecer de público ao leitor “André C. Castro” por ter nos enviado a informação sobre esse importante e histórico vídeo, que até então não conhecíamos.

Duda Falcão

O INPE a Época da MECB

Comentários

  1. Olá ,legal que vc consegui acessar o vídeo ,ontem tentei postar o vídeo no youtube por varias formas ,mas sem sucesso .

    ResponderExcluir
  2. Realmente André!

    Conseguir não só acessá-lo, como postá-lo no canal do blog no youtube, o que me permitiu fazer essa postagem. Muito obrigado pela dica, esse vídeo é realmente histórico.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Interessante esse documentário da TV Cultura (1989). Nunca o tinha visto! É muito esclarecedor. Assistindo-o, tive a impressão de que alguns setores permanecem estáticos, ou quase. Outros progrediram inacreditavelmente! O Brasil de hoje é outro! Isso apesar dos atrazos em certas áreas da engenharia aeroespacial...

    ResponderExcluir
  4. Pois é Antônio!

    É um verdadeiro relato histórico de uma época de boas realizações no INPE na área de satélites, mas que infelizmente pelos motivos ja apontados, se perdeu o bonde da história. Uma pena.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário