Na Visita ao IAE Mercadante Inaugura o Laboratório LINCS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/03) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando a inauguração dia 28/02 pelo ministro Aloizio Mercadante do “Laboratório de Identificação, Navegação, Controle & Simulação (LINCS)”, importante laboratório para o futuro do Programa Espacial Brasileiro.

Duda Falcão

Ministro Mercadante Visita o IAE e
Inaugura o Laboratório LINCS

03/03/2011

Lab. foto IAE
Nesta segunda, dia 28 de fevereiro, o atual Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante e comitiva com autoridades locais como o Presidente da Avibrás, o Diretor do INPE e da Orbital, acompanhados pelo Exmo Diretor do DCTA e autoridades militares, conheceram os projetos do IAE expostos no Prédio de Integração e Lançamentos, onde as chefias de Divisão estiveram presentes, juntamente com o nosso diretor, vice-diretor e subdiretores, representando o Instituto.

Depois de conhecer os projetos do IAE, sempre demonstrando muito interesse, o ministro Mercadante foi convidado a inaugurar o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle & Simulação - LINCS, onde conheceu o ambiente de teste e calibração de sensores e sistemas inerciais e o de malhas de simulação completa de sistemas de controle de veículos lançadores e plataformas orbitais. Também participaram da cerimônia de inauguração o Exmo Tenente Brigadeiro do Ar Pohlmann, o Magnífico Reitor do ITA e demais autoridades que fizeram parte da comitiva do Ministro Mercadante em sua primeira visita ao DCTA.

O ministro Mercadante esteve ainda na Aula Magna do ITA , e como convidado especial, discursou sobre a realidade atual da pesquisa no Brasil e que espera reduzir os cortes necessários na área de recursos não reembolsáveis com a ampliação dos créditos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Segundo Mercadante, o ajuste fiscal é necessário, mas serão priorizados os projetos considerados estratégicos, como o programa espacial. As reformas na Base de Alcântara serão concluídas os investimentos no projeto do Veículo Lançador de Satélites (VLS) será mantido.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Não sei se por solicitação do blog ou não (provavelmente não), mas o importante é que o IAE postou em seu site essa nota sobre a inauguração desse importante laboratório para o Programa Espacial Brasileiro. É lamentável que a mídia brasileira não tenha dado a importância devida para esse evento (nem um vídeo foi feito ou divulgado por qualquer rede de TV) e se não fosse pela matéria da jornalista Virgínia Silveira do jornal “Valor Econômico (veja a nota “Laboratório Reduz Gargalo Espacial”), só saberíamos sobre essa conquista através desta nota do IAE. Lamentável! Chamo a atenção do leitor para a segunda foto da série. Nessa foto se a primeira maquete for a do VLS-1, aparentemente a segunda maquete deve ser do foguete VLM-1, e assim sendo, pela primeira vez estaria sendo mostrado, mesmo que precariamente, ou então é a maquete do VLS Alfa. Na terceira foto, vocês podem observar as partes que compõem o motor-foguete líquido L5 e na caixa de vidro uma cópia do motor-foguete líquido L15, que se encontra em teste. Já na quarta foto, acredito que o que é mostrado ao ministro Mercadante é o sistema de paraquedas que será utilizado pela SARA Suborbital.

Comentários