Brasil e Índia Visualizam Uma Maior Cooperação Espacial

Olá leitor!

Dia 08/03, durante a visita do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, à Nova Delhi, República da Índia, foi emitida uma declaração conjunta entre os dois países assinada pelo ministro brasileiro e pelo Ministro de Assuntos Externos da Índia, Shri S. M. Krishna.

Diversos setores e assuntos foram abordados nesta declaração conjunta e entre eles o setor espacial. Abaixo em tradução livre, transcrevo o item 12 desta declaração que trata do setor espacial. (caso o leitor queira ler a declaração na íntegra clique aqui)

“Os Ministros reiteraram o interesse de ambos os lados na promoção de uma maior cooperação no setor Espacial. Eles exprimiram a satisfação pela instalação de uma estação de recepção de sinais do satélite indiano Resourcesat-1 em Cuiabá no Brasil pela ISRO (Agência Espacial Indiana) e deram as boas-vindas à proposta de uma visita de uma delegação brasileira a ISRO visando criar um Grupo de Trabalho Conjunto”.

Vale lembrar leitor, que a Índia é um dos mais bem sucedidos players do “Clube Espacial” e uma maior aproximação brasileira com o programa espacial deste país pode ser muito interessante.

Até onde sabemos já existe um acordo assinado que prevê o lançamento de equipamentos espaciais brasileiros (satélites) por foguetes indianos, além é claro do "Programa IBSA de Satélites" (lançado ano passado pelo Governo LULA) em parceria também com a África do Sul.

Além disso, comenta-se da possibilidade do lançamento do nanosatélite NANOSATC-BR da Universidade de Santa Maria (UFSM), de Santa Maria-RS (que estava previsto para ocorrer esse ano), através de um foguete indiano.

A Índia poderia ser uma boa alternativa para o Brasil estabelecer programas conjuntos em diversas áreas do setor espacial, principalmente no caso de não haver um melhor entendimento com os russos e chineses.

Duda Falcão


Fonte: Com informações do site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Comentários