SpaceX Está Planejando o Próximo Voo do Starship Para Meados de Novembro

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Crédito: SpaceX
Um timelapse do retorno do propulsor Super Heavy do Starship ao local de lançamento para ser capturado pela torre de lançamento durante o quinto voo integrado do veículo, em 13 de outubro.
 
No dia 06/11, o portal SpaceNews informou que a SpaceX agendou seu próximo voo de teste do Starship para o dia 18 de novembro, com mudanças incrementais desde o voo anterior, em outubro.
 
De acordo com a nota do portal, a empresa anunciou em 6 de novembro que planeja o sexto voo integrado do Starship/Super Heavy a partir de sua instalação Starbase, em Boca Chica, Texas, para a tarde de 18 de novembro. O anúncio coincidiu com a liberação das restrições de espaço aéreo para a tentativa de voo pela Administração Federal de Aviação (FAA).
 
A SpaceX descreveu o voo que se aproxima como uma missão destinada a "expandir os limites das capacidades da nave e do propulsor e se aproximar de trazer a reutilização do sistema completo para a linha de produção." O voo seguirá um perfil suborbital semelhante ao voo anterior, em 13 de outubro, incluindo a tentativa de retornar o propulsor Super Heavy ao local de lançamento para ser "capturado" pela torre de lançamento.
 
Entre as mudanças para este voo estará o relampejamento de um motor Raptor no Starship enquanto ele está em voo, para demonstrar a capacidade de realizar uma queima de desorbitamento em futuras missões orbitais. A SpaceX havia planejado um teste semelhante no terceiro voo do veículo, em março, mas não o tentou devido à taxa de rotação do veículo.
 
A SpaceX planeja testar mudanças no sistema de proteção térmica do Starship. “O teste de voo avaliará novos materiais secundários de proteção térmica e terá seções inteiras de azulejos do escudo térmico removidas de ambos os lados da nave, em locais que estão sendo estudados para hardware de captura em futuros veículos”, declarou a empresa. A SpaceX planeja eventualmente recuperar o Starship usando a mesma técnica de "captura" com a torre de lançamento, utilizada para o propulsor Super Heavy.
 
O Starship também voará em um ângulo de ataque mais alto durante sua descida final, "intencionalmente estressando os limites do controle das aletas para obter dados sobre futuros perfis de pouso."
 
Para ajudar nessas observações de reentrada, a SpaceX está alterando o horário de lançamento desta missão. Enquanto os lançamentos anteriores ocorreram pela manhã na Starbase, este voo está agendado para uma janela de 30 minutos que se abre às 17h, horário do leste (Eastern Time). Isso fará com que o pouso do Starship aconteça durante o dia no Oceano Índico, em vez de à noite, como aconteceu anteriormente.
 
A SpaceX também está ajustando o propulsor Super Heavy. A empresa disse que está incorporando redundância adicional no sistema de propulsão do propulsor, aumentando a resistência estrutural em "áreas chave" não especificadas e diminuindo o tempo necessário para remover os propelentes do propulsor após seu retorno. Os engenheiros "também atualizaram os controles de software e os critérios de compromisso para o lançamento e retorno do propulsor."
 
Em uma breve gravação de áudio postada pelo CEO da SpaceX, Elon Musk, em 25 de outubro, foi possível ouvir oficiais da SpaceX dizendo que ficaram a um segundo de abortar a captura do Super Heavy anterior devido a um parâmetro "mal configurado" relacionado aos motores Raptor no propulsor. Eles observaram que a tentativa de captura incluiu "vários novos abortos e critérios de compromisso" que não puderam ser totalmente verificados antes do lançamento, acrescentando que, desde então, revisaram os dados desse voo e determinaram o que precisavam mudar.
 
Se o voo programado mantiver o cronograma atual, ele marcará o período de turnaround mais rápido entre os testes do Starship/Super Heavy, com pouco mais de cinco semanas. Uma das razões para a rapidez da SpaceX é que a licença da FAA emitida em outubro para o quinto voo também permitiu que a SpaceX realizasse o sexto voo.
 
“A autorização de licença do voo Starship/Super Heavy da SpaceX, voo 5, também inclui a aprovação da FAA para o perfil da missão do voo 6”, declarou a agência em seu anúncio sobre a licença do voo 5 em 12 de outubro. "A FAA determinou que as mudanças solicitadas pela SpaceX para o voo 6 estão dentro do escopo do que já foi previamente analisado." Naquele momento, a FAA não divulgou quais mudanças a SpaceX havia solicitado.
 
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