Novo Foguete Tripulado Chinês e Para Vôos Lunares, Está Programado Para Ser Lançado em 2026
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: CASC
Um teste de fogo estático do estágio principal do foguete Long March 10, realizado em Pequim, em 14 de junho de 2024. |
No dia de ontem (06/11), o portal SpaceNews noticiou que o Foguete Long March 10A da China está programado para realizar o seu primeiro voo em 2026, marcando um passo crucial nos esforços do país para enviar astronautas à Lua.
De acordo com a nota do portal, um modelo do Long March 10A, um foguete de um único núcleo para lançamento de tripulação, será revelado na Zhuhai Airshow, no sul da China, que abrirá no dia 12 de novembro. O lançamento de estreia do foguete está previsto para 2026, de acordo com um relatório de 5 de novembro do Science and Technology Daily, um jornal oficial do ministério chinês.
Com 67,4 metros de comprimento e 5,0 metros de diâmetro, o Long March 10A será usado para lançar uma nova geração de espaçonaves tripuladas para a estação espacial Tiangong, em órbita baixa da Terra. O foguete será capaz de levar 14.200 kg até a órbita baixa da Terra (LEO) quando o estágio principal for recuperado. Quando usado para missões de carga para Tiangong, o foguete terá 66,4 metros de comprimento.
O lançamento inaugural do Long March 10A será um passo-chave para ambições maiores. Uma versão de três núcleos do Long March 10 está em desenvolvimento como um pilar crucial nos planos da China para colocar astronautas na Lua antes de 2030. A versão lunar do Long March 10 terá 92 metros de comprimento e será capaz de lançar 27 toneladas para órbita trans-lunar.
Dois lançamentos do Long March 10 serão usados para enviar astronautas à Lua e trazê-los de volta. Um lançará uma espaçonave tripulada, chamada Mengzhou, e o outro lançará o módulo de pouso lunar, chamado Lanyue. As duas espaçonaves se encontrarão em órbita lunar.
A missão prevê que dois astronautas passem seis horas na superfície lunar antes de se reunirem com seus colegas em órbita lunar e retornarem à Terra.
A NASA atualmente visa pousar seres humanos na Lua mais uma vez com a missão Artemis III, programada para ocorrer a partir de 2026. No entanto, essa missão pode enfrentar possíveis atrasos adicionais.
O Long March 10 está sendo desenvolvido pela China Academy of Launch Vehicle Technology (CALT), sob a principal contratante espacial, a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC).
O desenvolvimento da versão de três núcleos, no entanto, apresentará novos desafios e será uma configuração de foguete ainda não vista na China. Os desafios provavelmente incluirão o aumento do tamanho e da complexidade do veículo de lançamento, bem como sua aerodinâmica. O maior foguete atualmente da China é o Long March 5, de 5,0 metros de diâmetro. Outros obstáculos podem envolver o alinhamento e sincronização dos motores, além do pouso, recuperação e reutilização.
O CALT realizou com sucesso um teste de fogo estático de um artigo de teste do primeiro estágio do Long March 10A em junho.
Evolução do Long March 9
Também será exibido no Zhuhai um modelo do Long March 9, que será o foguete da China para lançar infraestrutura espacial, incluindo para a Lua. Imagens nas redes sociais chinesas, como o Sina Weibo, e reportagens do Ars Technica mostram um modelo exibido com um estágio superior reutilizável, semelhante ao SpaceX Starship.
Os projetos e modelos do Long March 9 do CALT evoluíram nos últimos anos, desde um foguete descartável movido a querosene, com 10 metros de diâmetro e quatro boosters laterais de 5,0 metros de diâmetro, até várias versões movidas a metano para reutilização.
Existem também variações nos modelos exibidos. No ano passado, a CASC apresentou no Congresso Internacional de Astronáutica, no Azerbaijão, um gráfico de um design descartável, enquanto o Laboratório de Exploração Espacial Profunda da China (DSEL) ofereceu uma trajetória de desenvolvimento desde a reutilização do primeiro estágio até a versão completa do Long March 9, semelhante ao Starship.
Um slide recente atribuído ao veterano projetista do Long March, Long Lehao, detalha um Long March 9 de 10,6 metros de diâmetro, movido por 30 motores YF-215, com o lançamento previsto para cerca de 2030.
O foguete será usado para lançar módulos, infraestrutura e componentes para a Estação Internacional de Pesquisa Lunar, que a China pretende começar a construir no início da década de 2030.
Espera-se também que seja exibido no Zhuhai o foguete modificado Long March 8. Ele deverá realizar seu primeiro voo ainda este ano, a partir de um novo espaçoporto comercial próximo ao Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang. Tanto o foguete quanto as plataformas comerciais fazem parte dos esforços da China para aumentar sua taxa de lançamentos.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário