A Startup Chinesa 'Cosmoleap' Garantiu Financiamento Para o Desenvolvimento de Foguete Com Sistema de Recuperação Inspirado em Hashis

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Cosmoleap
Imagem de uma animação da Cosmoleap detalhando seus planos de foguete e torre de lançamento e recuperação.
 
No dia de ontem (01/11), o portal SpaceNews informou que a startup chinesa Cosmoleap garantiu mais de 100 milhões de yuan para o desenvolvimento de seu foguete reutilizável Yueqian e um sistema de recuperação inspirado na SpaceX.
 
De acordo com a nota do portal, a Cosmoleap anunciou mais de 14 milhões de dólares em financiamento em 1º de novembro. A Shenergy Chengyi, uma empresa estatal com sede em Xangai focada em investimentos inovadores, o Tiangchuang Capital, uma firma de investimento com foco em tecnologias emergentes, o fundo de capital de risco Baiyan Fund, a Legend Capital, uma firma de capital de risco que apoia avanços tecnológicos, e o investidor Zhang Chao participaram da rodada de financiamento.
 
A Cosmoleap, cujo nome completo é Beijing Dahang Transition Technology Co., Ltd., anunciou sua existência e início de operações em março de 2024. A empresa se concentra no desenvolvimento de um veículo de lançamento reutilizável de baixo custo e alta confiabilidade. O objetivo é “apoiar a construção de Internet via satélite”, referindo-se provavelmente aos planos de megaconstelações da China.
 
A empresa pretende realizar um voo de teste do foguete “Yueqian” ou “Salto” em 2025 ou 2026. Um vídeo animado com o anúncio do financiamento indica que a empresa está seguindo um método de pouso em torre e “hashis”, recentemente demonstrado pela primeira vez pela SpaceX com seu sistema Starship.
 


O foguete movido a metano Yueqian, no entanto, será muito menor. Terá 4,0 metros de diâmetro e 75 metros de comprimento. Sua capacidade de carga para uma órbita a 1.000 km de altitude para fins de constelação será de 10.460 quilos quando descartável ou 6.280 kg quando a primeira etapa for recuperada.
 
A empresa também planeja um foguete de 126 metros de comprimento, capaz de carregar 100 toneladas para a mesma órbita quando descartado ou 36 toneladas quando reutilizado. O primeiro lançamento está previsto para cerca de 2030.
 
Os investidores da Cosmoleap afirmaram acreditar que a empresa pode se beneficiar da cadeia de suprimentos do espaço comercial construída entre 2015 e 2030, aproveitando também a vantagem de ser uma empresa nova no setor.
 
A empresa entra em um campo já habitado por entidades comerciais como Landspace, Galactic Energy, Space Pioneer, iSpace e Deep Blue Aerospace, entre outras, bem como por subsidiárias estatais como CAS Space e Expace, além de foguetes Long March reutilizáveis em desenvolvimento pela CASC.
 
Um representante da Cosmoleap fez uma apresentação no recente Congresso Internacional de Astronáutica em Milão, Itália. Aparentemente inconsistente com seu início de operações, o resumo da apresentação afirma que o veículo de lançamento comercial reutilizável de tamanho médio tem, “após três anos de design detalhado e extensos testes em solo”, um primeiro voo programado para 2025.
 
O governo central da China designou o espaço comercial como um setor emergente estratégico e destacou-o como prioridade. Províncias e cidades chinesas estão desenvolvendo planos de ação para atrair e cultivar empresas e clusters espaciais.
 

 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários