A ESA Lança Desafio de Recursos Espaciais em Busca de Inovadores Para Tecnologias Lunares
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de ontem (03/10), o portal Space Daily informou que a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou o mais recente Desafio de Recursos Espaciais, convidando participantes a ajudar a desenvolver tecnologias que permitirão à humanidade estabelecer uma presença sustentável na Lua. A competição está aberta a uma ampla gama de inovadores, desde estudantes até startups de tecnologia espacial, e é organizada em colaboração com a Agência Espacial de Luxemburgo e o Centro Europeu de Inovação em Recursos Espaciais (ESRIC), com a Exotopic fornecendo suporte como Parceiro de Equipe.
De acordo com a nota do portal, o desafio visa avançar nas tecnologias de utilização de recursos in-situ (ISRU), permitindo a extração e o uso de recursos diretamente da superfície lunar. Essas tecnologias são cruciais para reduzir a dependência de recursos fornecidos pela Terra e promover a sustentabilidade na exploração espacial. O regolito lunar, o solo da superfície da Lua, pode ser processado para extrair oxigênio e metais como silício, ferro e alumínio, que podem ser utilizados na construção.
Além disso, o gelo de água encontrado em crateras sombreadas pode ser convertido em água potável, oxigênio respirável e combustível de hidrogênio para foguetes. Esses desenvolvimentos também podem abrir caminho para uma mineração e manufatura mais sustentáveis na Terra.
"Competições como o Desafio de Recursos Espaciais incentivam a criatividade e a inovação, oferecendo oportunidades para que pequenos players contribuam para resolver alguns dos problemas mais críticos na exploração espacial. O papel unificador da ESA em tais iniciativas fomenta parcerias transfronteiriças na Europa entre PME, instituições de pesquisa e líderes da indústria, garantindo a competitividade da Europa no setor espacial global", disse Daniel Neuenschwander, Diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA.
O inaugural Desafio de Recursos Espaciais contou com treze equipes competindo no desenvolvimento de tecnologias para localizar e prospectar recursos lunares. Cinco dessas equipes avançaram para um teste final em Luxemburgo, com o grupo vencedor garantindo um contrato de desenvolvimento de 500.000 euros com a ESA.
O desafio atual foca na coleta e processamento de regolito lunar. Os participantes devem projetar e operar sistemas robóticos capazes de classificar o solo lunar e extrair oxigênio suficiente para futuras missões à Lua. Esse desafio ocorrerá no LUNA, uma nova instalação de simulação lunar no Centro Europeu de Astronautas em Colônia, na Alemanha. As propostas estão sendo aceitas até 20 de fevereiro de 2025, após o qual as equipes selecionadas realizarão seu teste de campo em outubro.
A ESA planeja continuar lançando um Desafio de Recursos Espaciais a cada três anos para estimular a inovação contínua, apoiando a missão da agência de garantir que a Europa desempenhe um papel fundamental na exploração sustentável da Lua e além.
Para participar desta iniciativa, visite the Open Space Innovation Platform.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário