URGENTE: PION Labs é Selecionada Para Lançar do CLA Veículo Lançador de CanSats e CubeSats Educacionais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma sensacional notícia que descobri agora a pouco, na verdade uma notícia que em minha opinião (em médio e longo prazo) pode se tornar um divisor de águas para as atividades espaciais privadas no Brasil, e talvez o inicio do fim de um novela cheia de capítulos que se arrasta por décadas na esteira da incompetência, má vontade e do mau-caratismo dos Cabeças de Ovo sanguessugas que infestam os cargos de chefia dos bastidores do Programa Espacial governamental.
 
Pois então, vocês já ouviram falar da startup espacial PION Labs? Creio que sim, né verdade? Pois então, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26/06/2023 o AVISO DE HOMOLOGAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA Nº 6/2022 que homologa a contratação da PION para lançar um foguete de sondagem com foco em cargas úteis educacionais e experimentais, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), sensacional, né verdade? Veja abaixo este aviso de Homologação.
 

Pois é entusiastas do BS, fazendo uma pesquisa junto a algumas fontes, descobri que o veículo que a PION vem desenvolvendo é o PESL (PION Educational Satellite Launcher ou Lançador de Satélites Educacionais da PION), que pretende atuar em baixo apogeu (limitado em até 4 km de altitude) no âmbito da 'Missão Espacial Simulada Completa (MESC-PION)', um conceito criado pela empresa em analogia a antiga Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), visando assim promover e desenvolver recursos humanos críticos no Brasil.
 
Não achei ainda nenhuma data prevista para o lançamento do Foguete PESL desta primeira missão da MESC-PION, porém acredito que agora que saiu a homologação que, a intenção da empresa seja lança-lo até o final deste ano. Fiquem bem atentos e acompanhe aqui no BS o desenrolar desta nova aventura espacial da PION.
 
Avante PESL!
 
Brazilian Space

Comentários

  1. Parabéns PESL (PION Educational Satellite Launcher ou Lançador de Satélites Educacionais da PION). Avante PESL!

    ResponderExcluir

Postar um comentário