A 'Missão Mars Sample Return' da NASA/ESA, Que Trará Rochas de Marte, Pode Ser Afetada Por Nova Proposta Orçamentária

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, vejam abaixo uma notícia publicada ontem (24/07) no site ‘Canaltech’, destacando que uma nova Proposta Orçamentária’ feita pelo ‘Comitê de Apropriações da Câmara dos EUA’, pode afetar a campanha da ‘Missão Mars Sample Return’. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Missão Que Trará Rochas de Marte Pode Ser Afetada Por Corte no Orçamento
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
24 de Julho de 2023 às 11h00
Fonte: Via: Space.com
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech

Uma nova proposta orçamentária pode afetar a campanha Mars Sample Return. O Comitê de Apropriações da Câmara dos Estados Unidos revelou as recomendações para o próximo ano fiscal, após avaliar o projeto de lei que reserva fundos para a NASA e outras agências governamentais. O resultado foi a proposta de um corte orçamentário de mais de meio bilhão de dólares.
 
Apesar de garantir recursos para o programa Artemis e outras iniciativas, o novo projeto de lei inclui um corte significativo para os projetos de ciência planetária. Isso inclui a campanha, conduzida através de uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia, para trazer à Terra as amostras de Marte coletadas pelo rover Perseverance.
 
Para isso, vão ser necessários um módulo de pouso, helicópteros semelhantes ao Ingenuity, um veículo de ascensão e mais. Se tudo der certo e o material chegar ao nosso planeta, os cientistas podem usar equipamentos sofisticados em laboratório (e mais poderosos que aqueles dos rovers que exploram Marte) para estudá-las e buscar as respostas de grandes perguntas sobre o Planeta Vermelho.
 
(Imagem: Reprodução/ESA)
Esquema de alguns dos foguetes e espaçonaves necessários para a coleta de amostras em Marte e envio delas à Terra; nada do tipo nunca foi tentado antes.
 
A missão é ambiciosa e, além dos grandes atrasos que sofreu, seus custos vêm crescendo. Por isso, o relatório do Comitê apontou preocupação com a possibilidade de que a campanha seja uma prioridade maior do que outras da NASA, que seriam mais críticas.
 
Após a promulgação do projeto, a agência espacial norte-americana vai ter 180 dias para apresentar um novo orçamento de até US$ 5,3 biihões, propostos no Levantamento de Ciência Planetária da Década, publicado em 2022. Se a NASA perder o prazo ou não conseguir reduzir suficientemente os custos, existe a possibilidade de a campanha acabar cancelada.
 
Caso isso aconteça, o Comitê trouxe sugestões de programas que poderiam receber os recursos financeiros da missão, como o programa lunar Artemis, a missão Dragonfly rumo à lua Titã ou até alguma nova missão com destino a Urano.

Comentários