Satélite de Empresa Suíça Promete Fornecer Energia Solar às Futuras Bases na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, vejam abaixo uma notícia publicada ontem (18/07) no site ‘Canaltech’, destacando que um estudo publicado pela Agência Espacial Europeia (ESA) detalha o ‘Projeto GE⊕-LPS’, da empresa suíça ‘Astrostrom’, que visa fornecer Energia Solar às futuras bases na Lua. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Satélite Promete Fornecer Energia Solar às Futuras Bases na Lua
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
18 de Julho de 2023 às 09h19
Fonte: ESA (1, 2) 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Astrostrom

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou um estudo detalhando o projeto GE⊕-LPS, da empresa suíça Astrostrom, que visa implementar um satélite para coletar energia solar a partir do espaço e enviá-la à Lua. Segundo os engenheiros da empresa, o sucesso do GE⊕-LPS também permitiria usar a mesma tecnologia na Terra.
 
Usando o Sol, a nossa maior fonte de energia, o GE⊕-LPS teria painéis solares em forma de V fixados em um eixo e posicionados em forma de hélice. No total, o satélite teria cerca de um quilômetro quadrado, incluindo também uma base espacial para astronautas.
 
O projeto renderia 23 megawatts contínuos de energia, segundo o estudo, que seriam transmitidos para a Lua, alimentando as futuras bases lunares e a atividade humana a ser desenvolvida por lá. Essa energia será enviada para os receptores na superfície na forma de radiação microondas.
 
(Imagem: Reprodução/Astrostrom)
O satélite é projetado para fornecer energia à Lua, mas projetos como este também poderiam servir à Terra.
 
Segundo os engenheiros da empresa, construir o GE⊕-LPS na própria superfície lunar seria mais econômico do que fazê-lo na Terra. Isso porque, caso fabricados aqui, os painéis teriam que ser lançados ao espaço em vários voos espaciais e os custos acabariam elevados, enquanto lançamentos de foguetes a partir da Lua seriam mais fáceis e baratos.
 
Além disso, os elementos necessários para a produção dos painéis estão disponíveis no regolito lunar. Um desses “ingredientes” são os componentes da pirita de ferro, que podem formar cristais de 4mm e funcionar como uma camada externa reflexiva para os painéis solares.
 
(Imagem: Reprodução/Astrostrom)
Conceito da fábrica de painéis solares para o satélite.
 
O satélite estaria localizado no ponto Lagrange Terra-Lua (um ponto onde a gravidade de ambos os corpos se anulam), a cerca de 61.350 km da superfície lunar. Ele também serviria como estação para astronautas em missão na Lua, fornecendo gravidade artificial e suporte à saúde das tripulações.

Comentários