SELM: AEB Esteve Participando da 'Reunião dos Líderes da Economia Espacial do G20' na Índia

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (10/07) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que a mesma esteve participando recentemente da Reunião dos Líderes da Economia Espacial do G20’ na Índia. Saibam mais sobre essa notícia pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB Participa da Reunião dos Líderes da Economia Espacial do G20 na Índia
 
Brasil se destaca em evento internacional para discutir economia espacial
 
Publicado em 10/07/2023 - 16h27
Atualizado em 10/07/2023 - 16h28
 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) marcou presença no Encontro dos Líderes da Economia Espacial do G20 (em inglês, Space Economy Leaders Meeting, SELM), realizado nos dias 6 e 7 de julho em Bangalore, Índia.
 
O SELM é um encontro anual que reúne representantes das agências espaciais dos países do G20, juntamente com líderes e especialistas do setor espacial de todo o mundo. O objetivo do evento é promover a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos sobre a economia espacial e explorar o potencial econômico das atividades relacionadas ao espaço. Ademais, o SELM atua para que as atividades espaciais sejam valorizadas como um tema relevante na agenda intergovernamental do G20.
 
Durante o encontro, a delegação brasileira se fez representar pelo coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Rodrigo Leonardi, que teve a oportunidade de compartilhar as perspectivas do Brasil no referente à economia espacial, uso responsável do espaço e cooperação internacional. Em particular, o Brasil enfatizou a necessidade de potencializar o papel da América Latina, no cenário espacial internacional, viabilizando um caminho para uma economia espacial mais robusta e sustentável na região.
 
“A agência espacial brasileira se fez representar na quarta edição do Space Economy Leaders Meeting, em Bangalore, na Índia, para discutir com os representantes das agências espaciais do G20 os rumos globais para atividade espacial e para economia espacial. Aproveitamos a ocasião para anunciar que a próxima edição do SELM ocorrerá no Brasil por ocasião da presidência do Brasil do G20”, declarou o coordenador.
 
Durante o SELM, foram discutidos diversos temas relevantes para a economia espacial, entre eles, os gargalos e desafios enfrentados pelas nações emergentes; o aumento da participação da iniciativa privada na atividade espacial global; os novos rumos para a exploração espacial; a importância das atividades de observação da Terra para os desafios climáticos e ambientais; os prós e contras decorrentes das mega-constelações de satélites para comunicação; e o uso pacífico do espaço.
 
O representante brasileiro contribuiu com ideias e perspectivas, que ilustram o potencial do Brasil como um ator importante nesse cenário e apresentou algumas iniciativas recentes de cooperação internacional do País, com a Argentina, China, o grupo dos países BRICS e o grupo dos países signatários dos Acordos Artemis. Ademais, a AEB participou de reuniões bilaterais com outras agências do G20.
 
Também se fizeram presentes no evento representantes da Federação Astronáutica Internacional (IAF), da União Internacional de Telecomunicações (ITU) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros. 
 
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que também esteve na Índia nesta quarta-feira (5), em Mumbai, participou do Encontro dos Ministros de Pesquisa e Inovação do G20, destacando a necessidade de promover a transferência de tecnologia e conhecimento para países em desenvolvimento, a fim de impulsionar o crescimento econômico e científico.
 
O Grupo dos Vinte (G20) vem consolidando-se como o principal foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional e desempenhando um papel importante na definição e fortalecimento da arquitetura mundial e na governança das principais questões econômicas internacionais.
 
A participação da AEB no SELM e no encontro dos chefes das agências espaciais e indústrias do G20 demonstra justamente o compromisso nacional em expandir sua presença no mercado global e promover o desenvolvimento tecnológico e científico do país.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários