AEB Publica Nota Sobre a Visita do Administrador da NASA, Bill Nelson, às Instituições Espaciais Brasileiras

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (26/07) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, tendo como destaque a visita do administrador da NASA, Bill Nelson, as instituições brasileiras tendo como foco a Cooperação Espacial. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Bom leitor, não tenho a menor dúvida da boa intenção do administrador da NASA em cooperar com o Brasil, principalmente no âmbito do Programa Artemis. Entretanto a experiência que tenho de anos observando as promessas e falácias dessa gente me faz duvidar e muito de qualquer ação concreta desses cabeças de ovo, mas enfim...
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Administrador da NASA Visita Instituições Brasileiras Com Foco em Cooperação Espacial
 
Ministra do MCTI e representantes do programa espacial brasileiro recebem representantes da NASA para debater parcerias espaciais
 
Publicado em 26/07/2023 - 14h08
Atualizado em 26/07/2023 - 14h15
 

Na tarde de hoje (25), o administrador da NASA, Bill Nelson, junto com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, visitaram as dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Eles foram recebidos por diversos representantes do Programa Espacial Brasileiro (PEB) como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon e o diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin.
 
Na ocasião, a ministra Luciana Santos, ressaltou a importância da cooperação entre os países sendo um instrumento muito importante de governança global. Ela fez questão de citar diversas parcerias entre o Brasil e os EUA na área espacial e deu especial atenção à constelação Landsat, o qual o Brasil foi o terceiro país a receber, processar e divulgar as imagens vindas da constelação, apenas depois do próprio EUA e do Canadá. Tal fato serviu também para ressaltar a liderança do Brasil dentre os países da América Latina na área espacial, visto que o fornecimento de imagens é 100% gratuito para toda a região, tanto da constelação Landsat, quanto da constelação Sentinel da Agência Espacial Europeia, além dos próprios satélites brasileiros (Programa CBERS e Amazonia 1).
 
Dando continuidade ao discurso, a ministra também mencionou as empresas que possuem licença de operação para lançamentos do Centro Espacial de Alcântara, o qual está aberto a novas parcerias com empresas estrangeiras.
 
A visita da NASA ao Brasil, começou nesta segunda (24), quando Bill Nelson e Elizabeth Frawley Bagley encontraram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Luciana Santos no Palácio do Planalto em Brasília (DF).
 
Em seu discurso, o administrador da NASA mostrou grande interesse em expandir as parcerias entre os países e citou compartilhar o sonho citado pelo presidente Lula, de que as tecnologias espaciais possam um dia, não só salvar a Amazônia, mas também, melhorar a qualidade de vida da região. Além disso, comentou sobre o Earth Information Center da NASA, um ambiente de dados em tempo real de diversos satélites americanos que disponibilizam suas informações em uma plataforma aberta. Segundo ele, o compartilhamento dessas informações pode auxiliar no monitoramento de biomas, oceanos e dos ciclos climáticos do planeta.
 
O Diretor do INPE apresentou a família de plataformas do instituto, P250 e P100, dizendo que os países poderiam desenvolver novas missões utilizando o legado brasileiro. Além disso, o INPE citou que o Brasil, por meio da Embrapa, poderia oferecer conhecimento e tecnologias para produção de alimento em ambientes hostis à vida, como a Lua, ou Marte, por exemplo.
 
Ao final, a ministra agradeceu a visita, e salientou a importância do exímio trabalho realizado pelo INPE e como esse trabalho o coloca em destaque no Brasil e internacionalmente como uma instituição de excelência.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários