Índia Inicia Testes de Recuperação Com a Cápsula da Sua Futura Missão Tripulada Gaganyaan

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, enquanto o Brasil brinca de fazer programa espacial, país onde as falácias imperam em detrimento das ações concretas exemplificadas por resultados, a Agência Espacial Indiana (ISRO) publicou ontem (22/07) em seu site oficial uma nota informando que as operações de teste de recuperação com a cápsula da Missão Gaganyaan (tripulada), entraram na segunda fase com o início dos testes portuários em 20 de julho de 2023, testes estes ocorridos no estaleiro naval Visakhapatnam. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor e membro do canal, o Sr. Eugênio Preza (CEO da startup brasileira EP.SpaceBr e editor-chefe da revista digital do mesmo nome) pelo envio desta interessantíssima notícia.
 
Brazilian Space
 
Início dos testes do Porto Para as Operações de Recuperação da Gaganyaan 
 
22 de julho de 2023
Fonte: Site oficial da ISRO - https://www.isro.gov.in
 
As operações de teste de recuperação da missão Gaganyaan entraram na segunda fase com o início dos testes portuários em 20 de julho de 2023, no Estaleiro Naval, Visakhapatnam. A ISRO e a Marinha Indiana realizaram em conjunto os testes com o navio identificado para as operações de recuperação durante a primeira Missão de Desenvolvimento do Veículo de Teste.
 
Os testes foram conduzidos no Comando Naval Oriental em Visakhapatnam, usando uma maquete de módulo de tripulação simulada em massa e forma (CMRM). Esta maquete foi um componente crucial no processo de teste, garantindo que os procedimentos de recuperação simulassem com precisão as condições.
 
As várias etapas de recuperação foram simuladas durante os ensaios, incluindo a fixação da bóia de recuperação, reboque, manuseio e içamento do módulo da tripulação para o convés do navio. Esses procedimentos foram executados de acordo com a sequência de recuperação, demonstrando o preparo das equipes envolvidas.
 
Para garantir um processo de recuperação contínuo e seguro, os Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs) foram ajustados com base nas experiências dos testes de fase 1 no Water Survival Training Facility (WSTF) em Kochi. Esta abordagem iterativa permitiu que fossem feitos refinamentos, aumentando a eficiência e a confiabilidade das operações de recuperação.
 
Equipe de recuperação se aproximando do CMRM.

CMRM sendo levantado no convés do navio.

CMRM preso ao convés do navio.

Comentários

  1. Parabéns ao Programa Espacial da Índia. O mundo está presenciando os avanços do Programa Espacial da Índia (ISRO). Em breve a Índia enviará para órbita da terra uma equipe de Astronautas. Este são os resultados de Investimento, Gestão, Planejamento do Setor Aeroespacial Nacional. Desejamos sucesso para Índia 🇮🇳🚀👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário