Morte em Alcântara (20 anos de uma tragédia anunciada), o novo livro de Bernardino Coelho da Silva
Olá, Leitora e Leitor do BS!
Na última semana, a pouco menos de 1 mês do aniversários de 20 anos da tragédia de Alcântara, na qual 21 cientistas / pesquisadores brasileiros faleceram brutalmente no então Centro de Lançamento de Alcântara, o escritor e pesquisador Bernardino Coelho da Silva lançou seu mais novo livro: "Morte em Alcântara - 20 anos de uma tragédia anunciada"
Com efeitos em diversas dimensões que perpassam o aspecto da tragédia e perda das vidas humanas, do sofrimento das famílias, amigos e colegas pesquisadores que perderam seus entes queridos, esse lamentável momento é um dos marcos históricos da derrocada do Programa Espacial Brasileiro, que, coincidentemente ou não, de lá para cá, retroagiu e encolheu em diversos aspectos.
Enquanto o exemplar adquirido pelo BS não chega, para podermos fazer uma avaliação completa do mesmo, segue abaixo a sinopse do livro para matar (ou aguçar) a curiosidade do que traz o novo trabalho do incansável autor:
"Seria fácil construir uma narrativa pela qual a explosão do Veículo Lançador de Satélites, que ceifou a vida de 21 tecnologistas do CTA, tivesse sido sabotagem de algum país que não quisesse ver o Brasil construindo mísseis de longo alcance. E um batalhão de conspiradores, com certeza, estaria pronto para disseminar a nova teoria.
Mas, a verdade é que as condições para a ocorrência deste desastre vinham sendo construídas há décadas. Faltou planejamento, gestão estratégica de recursos, entendimento sobre a dinâmica dos projetos espaciais e coragem para enfrentar a burocracia federal. Além disso, não havia real interesse dos militares em ter satélites para monitorar o Meio Ambiente e proteger a Amazônia. O interesse deles sempre foi outro!
Assim, os 21 mortos de Alcântara foram vítimas da incompetência, e isto está mais do que comprovado nesta obra. Já os culpados, estão por aí; engravatados, estrelados em seus gabinetes ou gozando de suas polpudas aposentadorias." (Sinopse - Morte em Alcântara (20 anos de uma tragédia anunciada, Bernardino Coelho da Silva)
** Seguem aqui outras dicas de trabalhos do autor:
- Dicas de livros nacionais na temática espacial do pesquisador e escritor Bernardino Coelho da Silva
Prezado Rui. Sem dúvida foi uma enorme tragédia para o Brasil mas pelo que se sabe na internet, o maior acidente da história matou cerca de 50 pessoas em 1980 na tentativa de lançar um foguete Vostok.
ResponderExcluir