Iniciada a Fase de Testes dos 'Propulsores' da Futura 'Estação Espacial Lunar Gateway'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada uma notícia ontem (13/07) no site “Olhar Digital” destacando que os ‘Propulsores’ da futura Estação Espacial Lunar Gateway’ entraram em fase de testes. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Propulsores da Estação Espacial Lunar Entram em Fase de Testes
 
Os propulsores vão passar por diversos testes para garantir funcionem adequadamente quando a Gateway for lançada
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
13/07/2023 - 18h52
Via: Site Olha Digital – https://olhardigital.com.br 
 
(Credito: NASA)
Testes de propulsores da estação espacial lunar Gateway.
 
A estação espacial lunar Gateway está prevista para ser lançada nos próximos anos e os engenheiros da NASA junto com a Aerojet Rocketdyne estão iniciando os testes dos propulsores que funcionam a partir de energia elétrica solar. A expectativa é que eles voem na Gateway a partir de 2025, tornando-a a espaçonave mais poderosa já voada.
 
O propulsor é chamado de Advanced Electric Propulsion System (AEPS), sendo seu projeto liderado pela NASA e a construção pela Aerojet Rocketdyne. Ele será capaz de fornecer 12 kilowatts de potência propulsiva, possibilitando que uma série de funções que não podem ser realizadas com propulsores químicos convencionais sejam alcançadas.
 
A ideia é que sejam utilizados três propulsores AEPS no Elemento de Potência e Propulsão (PPE) da Gateway, que serão úteis para manobrar a espaçonave durante toda a missão, que tem previsão mínima planejada de duração de 15 anos.
 
“AEPS é realmente uma tecnologia de próxima geração. Os atuais sistemas de propulsão elétrica usam cerca de quatro quilowatts e meio de potência, enquanto aqui estamos aumentando significativamente a potência em um único propulsor. Essa capacidade abre um mundo de oportunidades para futuras explorações espaciais, e o AEPS nos levará mais longe e mais rápido.”
 
Clayton Kachele, gerente da NASA no projeto AEPS, em comunicado
 
Testes de Propulsores
 
Os testes que começaram em julho utilizam duas unidades de qualificação, modelos quase idênticos aos que serão colocados na Gateway, e seguirão diversas etapas para garantir que o propulsor funcione adequadamente e atenda aos requisitos da missão.
 
Ainda nessa fase, as checagens irão incluir expor os propulsores às condições extremas de vibração e choques térmicos, semelhantes ao que serão enfrentados no espaço, e testes de desgaste. Esse último acontecerá em paralelo com o lançamento e trânsito da Gateway para a Lua, para garantir que não ocorra atrasos. 
 
Os propulsores elétricos de alta potência, além de serem úteis para a estação espacial lunar, também são críticos para o futuro das missões tripuladas de exploração do espaço profundo, além da Lua.

Comentários