NASA e SpaceX Discutem a Possibilidade de Transformar a 'STARSHIP' Numa Estação Espacial

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada uma curiosa notícia ontem (27/07) no site “Olhar Digital” destacando que a NASA e a SpaceX estão discutindo a possibilidade de transformar a tal STARSHIP numa Estação Espacial. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Pois então, Kkkkkkk, sério isso? Bom, talvez seja uma boa saída para dar um final menos decepcionante a este desatino saído da cabeça deste megalomaníaco irresponsável. Enfim, algo terá mesmo de ser feito pela NASA para tentar arrumar uma justificativa para sociedade americana digerir os milhões que a mesma investiu nesse conto da carochinha.
 
Entretanto caros amigos e amigas, como fica a Missão Artemis 3? Tenham certeza que a pressão vai aumentar muito após a segunda missão, principalmente se a missão for exitosa, e pior, com os chineses no encalço.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
NASA e SpaceX Discutem Transformar ‘Foguetão’ em Estação Espacial
 
Ideia abriria a possibilidade de a SpaceX oferecer acomodações para pesquisa e comércio em órbita; saiba mais sobre essa possibilidade
 
Pedro Borges Spadoni
27/07/2023 - 16h31
Via: Site Olha Digital – https://olhardigital.com.br
 
Crédito: (Imagem: Darrell Etherington)

A SpaceX tem recebido conselhos da NASA sobre a possibilidade de converter seu “foguetão” Starship num destino orbital – isto é, numa estação espacial. Essa ideia abriria a possibilidade de a Starship oferecer acomodações para pesquisa e comércio em órbita.
 
Para quem tem pressa:
 
* A SpaceX tem recebido conselhos da NASA sobre transformar o foguete Starship numa estação espacial;
 
* Nos últimos anos, a NASA firmou acordos com várias empresas para apoiar o desenvolvimento de estações espaciais comerciais em órbita baixa;
 
* A SpaceX também considera usar a Starship para transporte rápido entre locais na Terra.
 
Para a NASA, o Starship representa mais uma opção numa linha de possíveis estações espaciais e desenvolvimentos tecnológicos que estão sendo planejados para apoiar uma economia emergente em órbita baixa na Terra.
 
Movimentos da NASA
 
(Imagem: ESA)

Com o encerramento operacional da EEI (Estação Espacial Internacional) previsto para 2030, a agência espacial está se preparando para o seu eventual fim.
 
Nos últimos anos, a NASA firmou acordos com várias empresas para apoiar o desenvolvimento de estações espaciais comerciais em órbita baixa.
 
Entraram nesse apoio um prêmio de US$ 415 milhões (aproximadamente R$ 2 bilhões) dividido entre a Blue Origin, a Northrop Grumman e a Nanoracks, e um acordo com a Axiom Space para acoplar seus próprios módulos comerciais à EEI.
 
Inclusive, o hardware da Axiom será separado eventualmente, tornando-se uma estação espacial privada livre. 
 
Estação espacial da SpaceX
 
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Agora, a NASA está estendendo esses esforços por meio de sua iniciativa CCSC-2 (Collaborations for Commercial Space Capabilities-2).
 
Em 15 de junho, a NASA anunciou as sete empresas selecionadas através do CCSC-2:
 
* Blue Origin;
 
* Northrop Grumman;
 
* Sierra Space;
 
* Special Aerospace Services;
 
* ThinkOrbital Inc.;
 
* Vast Space LLC;
 
* SpaceX.
 
A SpaceX já havia sido premiada com o primeiro contrato de Serviços de Pouso Lunar para o programa Artemis da NASA, para desenvolver uma versão da Starship para pousar astronautas na lua.
 
O fundador e CEO da empresa, Elon Musk, afirmou que a espaçonave gigante seria capaz de transportar pessoas (até 100) e carga para Marte num único voo.
 
A SpaceX também considera usar o Starship para transporte rápido entre pontos na Terra.
 
Starship
 
(Imagem: Reprodução)
 
 
 
 
Empilhado no seu primeiro estágio reforçado Super Heavy, o Starship completo tem 120 metros de altura, nove de diâmetro e capacidade de colocar até 150 toneladas em órbita.
 
Até agora, o foguete foi lançada apenas uma vez. Mas a SpaceX está se preparando para um segundo lançamento nos próximos meses.
 
O uso do Starship como uma estação espacial, embora ainda seja apenas uma ideia no papel, é intrigante devido ao seu tamanho enorme.
 
A única estação espacial comparável em volume interior seria a antiga estação Skylab da NASA, que tinha 6,61 metros de diâmetro.

Comentários