Segundo Novo Estudo de Pesquisadores do SwRI', Impactos Intensos no Planeta Vênus Podem Estar Por Trás das Características de Sua Superfície

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, vejam abaixo uma notícia publicada ontem (21/07) no site ‘Canaltech’, destacando que segundo um novo estudo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Sudoeste (SwRI), parece que os impactos ocorridos no passado do Planeta Vênus podem estar por trás das características de sua superfície. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Impactos Intensos em Vênus Podem ter Impulsionado Atividade Vulcânica 
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Patricia Gnipper
21 de Julho de 2023 às 15h50
Fonte: Nature Astronomy; Via: SwRI
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Southwest Research Institute

Parece que os impactos ocorridos no passado de Vênus podem estar por trás das características de sua superfície. Em um novo estudo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Sudoeste (SwRI), eles compararam os históricos de colisões da Terra e do planeta vizinho. Como resultado, descobriram que colisões antigas podem ter ajudado a impulsar o vulcanismo por lá.
 
Enquanto as placas tectônicas na Terra mudam sua superfície, formando montanhas e causando atividade vulcânica, o cenário é bem diferente em Vênus. Apesar de ter mais vulcões que qualquer outro mundo no Sistema Solar, Vênus não tem placas como as do nosso mundo e sua superfície conta com dezenas de milhares de vulcões, responsáveis por renová-la.
 
Alguns estudos indicam que esta atividade pode ocorrer ainda nos dias de hoje — uma publicação feita em março de 2023 na revista Science revelou mudanças no tamanho em uma cratera em Vênus, sinalizando vulcanismo. O problema, no entanto, é que os pesquisadores têm dificuldade para simular cenários que correspondam aos níveis de atividade vulcânica observados.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/Peter Rubin)
Vênus teve atividade vulcânica há bilhões de anos.
 
É aqui que entra o novo estudo. O coautor Jun Korenaga explica que os novos modelos usados pela equipe revelam que a atividade vulcânica, causada por colisões energéticas e antigas, podem explicar a “juventude” da superfície de Vênus. “A atividade vulcânica massiva é abastecida por um núcleo superaquecido, resultando em aquecimento interno e vigoroso”, acrescentou.
 
A simulação abaixo representa o processo, causado por um milhão de partículas atingindo Vênus, No lado esquerdo, as cores indicam os materiais do planeta, e seu núcleo aparece em marrom; no direito, elas mostram a temperatura dos materiais.
 
Confira:
 

Se os impactos em Vênus tiverem acontecido com velocidade significativamente maior que aqueles na Terra, eles podem ter sido suficientes para afetar a evolução geofísica do planeta. “Quando você adiciona ao modelo cenários com impactos energéticos, ele mostra facilmente o vulcanismo extensivo e estendido, sem realmente distorcer os parâmetros”, finalizou o especialista.
 
 O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Comentários