Hands-On: Mais do Que da Teoria à Prática
Olá leitor!
Segue abaixo um interessante artigo postado dia (15/07) no
blog da equipe “UFABC Rocket Design”, destacando passo a passo como esta equipe
desenvolve os seus projetos de foguetes. Vale a pena dar uma conferida.
Duda Falcão
Hands-On: Mais do Que da Teoria à Prática
Por Gustavo Cirelli.
15/07/2016
Participar de um projeto extra curricular como o Rocket
Design engloba muito mais do que o conteúdo visto em sala de aula. O
sucesso de cada projeto esta
relacionado não só na transferência da teoria à
prática, mas também à gestão e organização do
grupo. Antes de tudo, é preciso
saber quais são os projetos da equipe. Atualmente a Rocket
Design se prepara para participar do 4º festival de mini foguetes de
Curitiba, da 2ª edição da COBRUF
(Competição Brasileira Universitária de Foguetes), da
12ª edição da IREC (Competição Universitária Internacional)
e também participa de projetos de extensão como o Arandu.
Cada um desses projetos possui um foguete com
uma missão diferente e a equipe busca alcançar diferentes
objetivos com a realização de cada. Entretanto seguimos basicamente
a mesma receita para planejá-los e realizá-los. Entre o primeiro dia
de idealização, o dia do lançamento e o dia de revisão e conclusão do
projeto, seguimos uma série de etapas de design, testes e procedimentos operacionais
que devem ser realizados para garantir o sucesso do
foguete. É então imprescindível uma
boa gestão dos setores
da equipe para conseguirmos realizar essas tarefas dentro
de um cronograma apertado, orçamento limitado,
e também para integrar cada subsistema para apresentação de um bom produto final.
Tudo começa com a idealização de um ou mais foguetes que
sejam capazes de realizar a missão, então um
design é proposto e cálculos iniciais são feitos para
termos delimitações em respeito aos requisitos e dimensões que cada
subsistema terá. Inicia-se então a etapa de desenvolvimento da
tecnologia que usaremos, na qual diversas simulações são realizadas
computacionalmente a fim de projetar o foguete. Cada
setor utiliza diversos softwares, de presença na indústria
aeroespacial, para análises aerodinâmica (CFD
– dinâmica de fluidos computacional), estrutural (FEA – Análise com
elemento finito), de dinâmica de voo, do sistema de propulsão,
entre outras. Alguns dos softwares utilizados são o
Solidworks, Femap/Nastran, Abaqus, Ansys Fluent, Matlab, Excel e Arduino.
Com os resultados obtidos computacionalmente,
experimentos são desenvolvidos para verificá-los e garantir o
funcionamento de cada subsistema na vida real.
A validação do design computacional é muito
importante e é iterativa, ou seja, os resultados dos nossos
testes são utilizados para modificar o computacional para que este
correlacione mais fielmente ao esperado pelos testes. Com
o avanço do projeto, os materiais necessários para
construção são obtidos e dá se inicio a etapa de construção do foguete,
aqui usamos muitas vezes a mão de obra dos próprios membros
da equipe, para tarefas como laminação de tubos de carbono para
fuselagem, confecção do propelente, programação dos sistemas
de aviônica e confecção do paraquedas.
Após cada setor finalizar seus subsistemas se inicia
a integração destes para finalizar o foguete, porém antes do voo,
outra rodada de testes é feita a fim de garantir
a saúde de cada subsistema integrado, só então o
foguete está pronto para ser lançado e realizar sua missão.
Testes são essenciais para diminuir a chance de falhas durante
o lançamento e
garantir não só o sucesso, mas também segurança operacional.
Além dos setores responsáveis pelo foguete, a
equipe possui os seguintes núcleos: a) gestão, para gerenciamento do
financeiro e cronograma; b) administração,
para organização dos membros e dos projetos; c)
integração e segurança, para união dos diversos subsistemas
e criação de procedimentos de segurança a serem seguidos
durante as etapas de manufatura, teste
e lançamento. Esses núcleos trabalham em conjunto com
cada projeto e acompanham todas as partes de design, e são vitais
para o sucesso da equipe.
Como simplificado pelo texto acima, o trabalho dentro da
Rocket Design é muito mais do que tirar os cálculos do
papel, englobando diversas áreas do conhecimento e
sendo uma equipe que aproveita bastante a multidisciplinaridade
proposta pela UFABC, não tendo só membros da aeroespacial,
mas de cursos como Instrumentação, Automação e Robótica (IAR),
Engenharia de Materiais, Informação e Gestão. Sempre procurando
desenvolver nossos projetos seguindo os passos que um grupo de engenharia
seguiria, buscando desse modo, fornecer experiência e preparo aos membros,
habilitando-os para o mercado de trabalho.
Fonte: Blog da Equipe “UFABC Rocket Design” - http://ufabcrocketdesign.com.br/blog
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