NanosatC-Br1 - Canário Brasileiro Recebe Batizo Oficial

Olá leitor!

Acabo de receber um e-mail do Dr. Otávio Durão (coordenador do Projeto NanosatC-Br1 no INPE de São José dos Campos-SP), informando o "batizo oficial" do nosso canário verde e amarelo.

Segundo o Dr. Durão agora o canarinho brasileiro já se encontra formalmente no catálogo de satélites globais do North American Aerospace Defense Command (NORAD), como também pode ser visto através do link http://www.satview.org/br/index.php e suas órbitas podem ser projetadas e vistas de qualquer ponto do globo onde esteja o interessado através do link http://www.satview.org/br/5d.php?sat_id=40024U.

O Dr. Durão agradece aos "caçadores" que tentaram identificar o NanosatC-Br1 dentre os 37 satélites lançados simultâneos da Rússia no dia 19/06, e em especial e mais uma vez, aos radioamadores brasileiros que já fazem parte da equipe do projeto, e também ao radioamador holandês Nico Paodlo, o primeiro que fez a identificação com mais segurança segundo o conhecimento do pesquisador do INPE.

Ainda segundo o Sr. Durão a equipe já possui as suas TLEs definidas, o que irá muito auxiliar no rastreio e comando do satélite e estão muito próximos de entrar em regime operacional com o NanosatC-Br1, após esta importante fase de identificação ter sido concluída.

Duda Falcão


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes