CEMADEN Incorpora Mais Um Radar Meteorológico

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o CEMADEN incorpora mais um Radar Meteorológico.

Duda Falcão

CEMADEN Incorpora Mais Um
Radar Meteorológico

Ascom MCTI


Brasília, 04 de maio de 2014 – O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) incorpora a partir desta quarta-feira (4) mais um radar meteorológico no âmbito do projeto Radares Meteorológicos. O equipamento, que integra um conjunto de nove radares, está instalado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

Desenvolvido com tecnologia alemã, o radar permitirá a detecção da ocorrência e da intensidade de chuva em um raio de até 400 quilômetros, abrangendo, além de todo o estado de Alagoas, o leste de Pernambuco, Sergipe e o nordeste da Bahia. A cada 10 minutos, o equipamento enviará as informações coletadas às sedes do CEMADEN, em Cachoeira Paulista (SP), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O conjunto de radares foi adquirido pelo CEMADEN para atender a metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, do governo federal. Os radares são instalados em diferentes regiões do país para o monitoramento meteorológico de municípios vulneráveis à ocorrência de inundações, enxurradas e eventos geológicos, como deslizamentos de encostas.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial