I Seminário CEFAB - Conheça Um Pouco Sobre Uma das Atividades Educativas Já Realizadas Pelo CEFAB

Olá leitor!

Para aqueles que pouco conhece as atividades do “Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB)” e eu era um deles até bem pouco tempo atrás, trago agora um vídeo apresentando um dos trabalhos educativos do Grupo CEFAB nas escolas, ou seja, o “I Seminário CEFAB” (evento este realizado em Salvador-BA em outubro de 2008) enviado a mim pelo presidente dessa entidade, o Sr. Carlos Cássio de Oliveira, ex-aluno e discípulo de dois dos mais conceituados pioneiros do PEB, ou seja, o saudoso Capitão Basílio BARANOFF (infelizmente já falecido) e o Prof. José Felix Santana (atualmente presidente do Centro de Estudos de Foguetes Espaciais do Carpina-PE - CEFEC)


Abaixo segue a descrição do evento:

I Seminário CEFAB

DATA DE REALIZAÇÃO: de 14  á  24 de outubro de 2008;

LOCAL: Escolas Pingo de Gente e Luz  do  Saber – Salvador-BA;

PÚBLICO ALVO: Todos os alunos do Ensino Fundamental (foi utilizando o foguete apropriado para a didática de ensino), a equipe de professores  estavam envolvidos no  programa, para a prática de oficina de montagem.

PATROCINADORES: Empresas: Petrotorno,  ajudou a confeccionar os tornos, parte da rampa de lançamento. A empresa do  Grupo Abaeté (Taxi e Linhas Aérea, na qual  o presidente do CEFAB trabalhou pilotando os EMB-110 Bandeirantes durante quase  20  anos), fornecendo alguns materiais para a compra  da bomba de pressurização das garrafas e alguns materiais de apoio de solo e laboratório;

TEMA OFICIAL: Plena homenagem  do Grupo CEFAB ( em memória) do nosso Educador  e  Mentor (CAP. BASÍLIO  BARANOFF, DESCOBRIDOR DE BRASONAUTAS NAS  ESCOLAS);

OBJETIVOS: As atividades espaciais no âmbito da escola até o momento não são vivenciadas na integra. Essa grande experiência para o  grupo foi bastante positiva, a receptividade dos alunos e dos professores, marcaram  pontos favoráveis acima da expectativas, todos ociosos em tomar conhecimentos da tecnologia espacial, que na realidade é oculta na  maioria das  escolas particulares  , estaduais e municipais. É fundamental, segundo palavras do Prof. Felix,- " que as autoridades em educação no Brasil, bem as entidades que estão ligadas ao Programa Espacial Brasileiro ( AEB ), estimule ainda mais os jovens nas escolas civis e militares, com isso essa verdadeira "SELEÇÃO  BRASILEIRA", que estão sem rumo, sirva de suporte para esta atividade no nosso país, carente de Mão de Obra Especializada.

Número de pessoas ou grupos que  desenvolvem este tipo de atividade é muito pequeno na presente data, torna-se evidente a falta de materiais didáticos, uma legislação política e responsável, a quebra do R-105 do exercito, que deixa as atividades ILEGAIS e frustradas, além de ser deficitário a motivação para as disciplinas extras onde também não são empregados os métodos associativos com as atividades aeroespaciais e astronômicas ; é claro o distanciamento da educação com estas atividades.

Este trabalho "Piloto Educativo", oferece uma sugestão para a introdução, o avivamento a introdução no currículo escolar do 1º e 2º grau de disciplinas, visando aumentar e melhorar a produção do conhecimento científico. Um programa educativo nesta área , poderá ser introduzido na forma de atividade extra-classe ou como matéria de curso, ou mesmo como atividade de uma escola que tem todos os seus objetivos voltados para o estudo do espaço, utilizando a teoria e a prática nos campos de lançamento e testes estáticos.

A - Desenvolver no estudante uma mentalidade voltada para a pesquisa espacial, através de desenvolvimento extracurricular, despertando vocações;

B - Motivar os professores para o ensino e aplicação das noções básicas das ciências espaciais nas  suas áreas de atuação; promover o treinamento adequado para o professor na sua disciplina;

C - Realizar observações astronômicas;

D - Realizar teste com instrumentos desenvolvidos pelos pró pios alunos; bem como á AQUISIÇÃO DOS MOTORES em empresas especializadas e certificadas pelo Exercito; EXEMPLO (GRUPO CEFEC), que na atualidade detém um grau de confiança de reprodutibilidade acima da segurança exigida;

E - Construir instrumentos para observações astronômicas;

F - Visitar planetários e observatórios;

G - Promover a cada 6 meses, feira de ciências no âmbito municipal e estadual, para a divulgação dos trabalhos;

H - Realizar intercâmbio com atividades similares nos Brasil e no exterior;

I - Conhecer a biografia de Alberto Santos  Dumont, Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão;

Para finalizar o CEFAB observou ao  longo do tempo, que a educação especial é uma ferramenta de natureza singular, a educação espacial é capaz de propiciar ao estudante uma compreensão integrada de fatos e fenômenos científicos e tecnológicos, é a pura síntese do conhecimento, e segundo a visão do Capitão Baranoff, ela consiste no despertar da curiosidade e do interesse dos alunos acerca dos processos, produtos e dos serviços oriundos da exploração do ambiente espacial, oferecendo uma compreensão interdisciplinar da ciência e tecnologia e da forma como elas afetam o cotidiano desses jovens.

Pois então leitor, só nos resta agradecer ao Sr. Carlos Cássio Oliveira por nos ter enviado  essa informações e ao mesmo tempo desejar que seu trabalhão possa sofrer continuidade, pois estamos precisando de gente de ação nesse país.

Duda Falcão


Fonte: Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB)

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