I Seminário CEFAB - Conheça Um Pouco Sobre Uma das Atividades Educativas Já Realizadas Pelo CEFAB
Olá leitor!
Para aqueles que pouco conhece as atividades do “Centro Experimental de Foguetes
Aeroespaciais da Bahia (CEFAB)” e eu era um deles até bem pouco tempo atrás,
trago agora um vídeo apresentando um dos trabalhos
educativos do Grupo CEFAB nas
escolas, ou seja, o “I Seminário CEFAB”
(evento este realizado em Salvador-BA
em outubro de 2008) enviado a mim
pelo presidente dessa entidade, o Sr.
Carlos Cássio de Oliveira, ex-aluno e discípulo de dois dos mais
conceituados pioneiros do PEB, ou
seja, o saudoso Capitão Basílio BARANOFF
(infelizmente já falecido) e o Prof. José
Felix Santana (atualmente presidente do Centro de Estudos de Foguetes Espaciais do Carpina-PE - CEFEC)
Abaixo segue a descrição do evento:
I Seminário CEFAB
DATA DE REALIZAÇÃO: de 14 á 24 de
outubro de 2008;
LOCAL: Escolas Pingo de Gente e Luz
do Saber – Salvador-BA;
PÚBLICO ALVO: Todos os alunos do
Ensino Fundamental (foi utilizando o foguete apropriado para a didática de
ensino), a equipe de professores estavam envolvidos no programa,
para a prática de oficina de montagem.
PATROCINADORES: Empresas: Petrotorno,
ajudou a confeccionar os tornos, parte da rampa de lançamento. A empresa
do Grupo Abaeté (Taxi e Linhas Aérea, na qual o presidente do CEFAB trabalhou pilotando
os EMB-110 Bandeirantes durante quase 20 anos), fornecendo alguns materiais para a
compra da bomba de pressurização das garrafas e alguns materiais de
apoio de solo e laboratório;
TEMA OFICIAL: Plena homenagem
do Grupo CEFAB ( em memória) do nosso Educador e Mentor (CAP.
BASÍLIO BARANOFF, DESCOBRIDOR DE BRASONAUTAS NAS ESCOLAS);
OBJETIVOS: As atividades espaciais no
âmbito da escola até o momento não são vivenciadas na integra. Essa grande
experiência para o grupo foi bastante positiva, a receptividade dos
alunos e dos professores, marcaram pontos favoráveis acima da
expectativas, todos ociosos em tomar conhecimentos da tecnologia espacial, que
na realidade é oculta na maioria das escolas particulares ,
estaduais e municipais. É fundamental, segundo palavras do Prof. Felix,- "
que as autoridades em educação no Brasil, bem as entidades que estão ligadas ao
Programa Espacial Brasileiro ( AEB ), estimule ainda mais os jovens nas escolas
civis e militares, com isso essa verdadeira "SELEÇÃO
BRASILEIRA", que estão sem rumo, sirva de suporte para esta
atividade no nosso país, carente de Mão de Obra Especializada.
Número de pessoas ou grupos que
desenvolvem este tipo de atividade é muito pequeno na presente data,
torna-se evidente a falta de materiais didáticos, uma legislação política e
responsável, a quebra do R-105 do exercito, que deixa as atividades ILEGAIS e
frustradas, além de ser deficitário a motivação para as disciplinas extras onde
também não são empregados os métodos associativos com as atividades
aeroespaciais e astronômicas ; é claro o distanciamento da educação com estas
atividades.
Este trabalho "Piloto Educativo",
oferece uma sugestão para a introdução, o avivamento a introdução no currículo
escolar do 1º e 2º grau de disciplinas, visando aumentar e melhorar a produção
do conhecimento científico. Um programa educativo nesta área , poderá ser
introduzido na forma de atividade extra-classe ou como matéria de curso, ou
mesmo como atividade de uma escola que tem todos os seus objetivos voltados
para o estudo do espaço, utilizando a teoria e a prática nos campos de
lançamento e testes estáticos.
A - Desenvolver no estudante uma
mentalidade voltada para a pesquisa espacial, através de desenvolvimento
extracurricular, despertando vocações;
B - Motivar os professores para o
ensino e aplicação das noções básicas das ciências espaciais nas
suas áreas de atuação; promover o treinamento adequado para o professor
na sua disciplina;
C - Realizar observações
astronômicas;
D - Realizar teste com instrumentos
desenvolvidos pelos pró pios alunos; bem como á AQUISIÇÃO DOS MOTORES em
empresas especializadas e certificadas pelo Exercito; EXEMPLO (GRUPO CEFEC),
que na atualidade detém um grau de confiança de reprodutibilidade acima da
segurança exigida;
E - Construir instrumentos para
observações astronômicas;
F - Visitar planetários e
observatórios;
G - Promover a cada 6 meses, feira de
ciências no âmbito municipal e estadual, para a divulgação dos trabalhos;
H - Realizar intercâmbio com
atividades similares nos Brasil e no exterior;
I - Conhecer a biografia de Alberto
Santos Dumont, Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão;
Para finalizar o CEFAB observou ao
longo do tempo, que a educação especial é uma ferramenta de natureza
singular, a educação espacial é capaz de propiciar ao estudante uma compreensão
integrada de fatos e fenômenos científicos e tecnológicos, é a pura síntese do
conhecimento, e segundo a visão do Capitão Baranoff, ela consiste no despertar da
curiosidade e do interesse dos alunos acerca dos processos, produtos e dos
serviços oriundos da exploração do ambiente espacial, oferecendo uma
compreensão interdisciplinar da ciência e tecnologia e da forma como elas
afetam o cotidiano desses jovens.
Pois então leitor, só nos resta
agradecer ao Sr. Carlos Cássio Oliveira por nos ter enviado essa informações e ao mesmo tempo desejar que
seu trabalhão possa sofrer continuidade, pois estamos precisando de gente de
ação nesse país.
Duda Falcão
Fonte: Centro Experimental
de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB)
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