AEB Escola Realiza a Terceira Capacitação de Monitores em Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (09/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Programa AEB Escola realizou na semana passada a “Terceira Capacitação de Monitores” em Brasília.

Duda Falcão

AEB Escola Realiza a Terceira
Capacitação de Monitores em Brasília

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Fotos: AEB Escola

Brasília, 9 de maio de 2014 – A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola promoveu à semana passada, em sua sede em Brasília (DF), a terceira edição do Curso de Capacitação de Monitores.

Aberto ao público em geral o evento teve a participação de 80 pessoas, entre professores, alunos do ensino fundamental, médio e superior. Nos três dias de atividades foram oferecidas palestras, apresentação de conteúdos multimídia e oficinas de aplicações didáticas, com base nos conteúdos de robótica, satélites, foguetes e astronomia.

A coordenadora do Programa AEB Escola, Adriana Corrêa, proferiu a palestra que apresentou as diretrizes do Programa Espacial Brasileiro, na qual ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento aeroespacial do país. “Esperamos despertar vocações e estimular o interesse para que no futuro tenhamos mais profissionais capazes de desenvolver projetos relacionados ao setor espacial”, esclareceu a coordenadora.

Por três dias, os participantes acompanharam as palestras sobre Astronomia e Sistema Solar, Órbita de Foguetes e Satélites – Sensoriamento Remoto. Entre elas foram introduzidas às oficinas para dar maior embasamento técnico do assunto.

Colaboração - Esta edição do programa teve a participação de dois professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. A tradicional Oficina de Foguete de Garrafa Pet foi ministrada pelo professor de Matemática Jaime Antunes e a palestra sobre Missões Espaciais Não Tripuladas foi dada pelo professor de Robótica Izaías Cabral. Ambos são parceiros, colaborando com a realização das capacitações, desde seu início, em 2003.

O professor universitário, Eber Cayo, foi um dos monitores capacitados. Para ele, o curso superou suas expectativas e disse que pretende utilizar as técnicas assimiladas em suas aulas de Robótica. “Estou desenvolvendo junto com meus alunos um projeto científico relacionado ao tema espacial. O conhecimento prático que obtive será de extrema importância para concluirmos o experimento em andamento na faculdade onde leciono”, afirmou.

No final das atividades os monitores receberam um certificado com o programa de mais de dez horas aula. Devido à grande procura e a quantidade de inscritos, o Programa AEB Escola não descarta a possibilidade de mais uma edição até o fim do ano.



Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários